segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Formação de bombeiros em Izeda começa em Outubro

É já em Outubro que começa a funcionar a Unidade Local de Formação dos Bombeiros de Izeda.
Esta unidade vai permitir treinar e dar formação a bombeiros de todo o distrito de Bragança em fogos florestais e incêndios urbanos e industriais.

O comandante da corporação diz que já há mais de 200 inscritos.

“Vai começar a funcionar em Outubro e pensamos que vamos receber algum dinheiro da Escola Nacional de Bombeiros pois vai pagar por casa formando que passa por lá” refere João Lima. “Vamos dar formação aos bombeiros do distrito e já há 212 bombeiros inscritos”.

João Lima sublinha que não houve nenhum apoio para pôr de pé esta estrutura de formação de bombeiros.

“O meu adjunto tirou o curso de formador de combate a incêndios urbanos e industriais, mas não tínhamos infra-estruturas para dar formação aos nossos bombeiros” explica, acrescentando que “deitámos mãos à obra e hoje está concluída sem nenhum apoio”.

Para já foram investidos 30 mil euros mas são precisos mais 75 mil para alargar a formação com uma piscina e uma torre.

“Falta-nos uma piscina para dar ministrar o curso de mergulho e uma torre para o curso de grande ângulo” afirma, referindo “tenho investidos na ordem dos 30 mil euros e o único apoio é da câmara que prometeu colocar o asfalto”.

Uma vez que os bombeiros andam, nesta altura, atarefados com a época mais crítica de incêndios, a Unidade Local de Formação só vai começar a funcionar no próximo mês de Outubro.
Escrito por Brigantia
Foto:PFerro

Sem comentários: