sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Três pastores detidos por suspeita de fogo posto

A PJ de Vila Real deteve esta madrugada um jovem de 19 anos suspeito de dois crimes de incêndio florestal ocorridos no domingo e quarta feira, mas sobre ele recaem ainda suspeitas de ter ateado outros incêndios na região com recurso a velas e isqueiro.
Segundo esta polícia, o jovem “agiu com intenção de produzir renovação de pastagens, já que além de jornaleiro, é pastor, mas simultaneamente evidenciou impulsos pirómanos”.

Em comunicado, a PJ refere que os incêndios de que o detido é suspeito queimaram várias dezenas de hectares de floresta composta de pinheiros, eucaliptos e mato de Mogadouro.
A detenção foi efetuada com a colaboração do destacamento da GNR de Miranda do Douro e do posto de Mogadouro.

Em Sernancelhe, agentes da Diretoria do Norte da PJ detiveram na quinta feira e com a colaboração da GNR local, um outro pastor de 28 anos por alegadamente ter ateado dois fogos florestais em Escurquela a 31 de julho e 06 de agosto.

O suspeito terá usado um pequeno isqueiro como ignição para o fogo que queimou 383 hectares e só a intervenção das corporações de bombeiros evitou a destruição de bens, habitações, instalações agrícolas e povoamentos florestais de valor superior a 140 mil euros.

A sua intenção seria obter mais terrenos de pasto para o seu gado.
A PJ deteve quinta feira, em Tabuaço, um outro pastor de 72 anos que terá sido o responsável por um incêndio que, nesse mesmo dia, queimou “algumas centenas de metros quadrados de arvoredo e pinheiro” em Longa.

Foi o presidente da Câmara de Tabuaço que deu o alerta do início do incêndio, já que na altura sobrevoava o local de helicóptero, o que permitiu a rápida intervenção no combate às chamas e a identificação do detido.

Os três homens não possuem antecedentes criminais e vão ser hoje presentes a tribunal para eventual aplicação de medidas de coação.

Desde o início do ano, já foram detidas 15 pessoas por suspeita de fogo em floresta.
Fonte:CM
Foto:PFerro

Sem comentários: