quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Projecto transfronteiriço utiliza cabras para prevenir fogos florestais

Um projecto que aposta na utilização de cabras para prevenção de incêndios florestais em territórios transfronteiriços foi hoje apresentado na Guarda por um agrupamento de cooperação territorial, que abrange 187 entidades de ambos os lados da fronteira.


Segundo José Luís Pascoal, presidente do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, o projecto denominado ´Self-Prevention` visa a prevenção de incêndios com recurso à reintrodução de 150 000 cabeças de gado caprino e o «desenvolvimento económico e rural» das zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca.O responsável que apresentou o plano numa sessão realizada no Governo Civil da Guarda, referiu que a ideia é fazer com que os animais actuem como «limpadores naturais» dos campos agrícolas abandonados e montes, «deixando livres de vegetação zonas de potencial perigo de incêndio».


A partir de 2011 serão distribuídas 150 000 cabras pela área do AECT e os animais funcionarão como um «método natural para a limpeza das florestas e dos campos», disse. José Luís Pascoal também salientou que o projecto garantirá «a sustentabilidade social, económica e ambiental» das regiões abrangidas, estando prevista a criação de 558 postos de trabalho em diversas áreas, «desde pastores até comerciais».

O ´Self-Prevention`, com um investimento de 48 milhões de euros, contemplará a criação de uma empresa, com capitais públicos e privados, que ficará responsável pela distribuição dos efectivos caprinos e pela criação de equipamentos que sustentem a rentabilidade económica do projecto.

O presidente do AECT disse que serão construídas 12 queijarias, uma central de comercialização, 15 lojas e dois matadouros para abate dos animais (um em Portugal e outro em Espanha), entre outros serviços, que permitirão receitas anuais estimadas em 30 milhões de euros.
Fonte: Diario da Beira

3 comentários:

Anónimo disse...

liummobela foto. lol

Anónimo disse...

bela foto. lol

Anónimo disse...

Dou dois bodes que me andam a chatear... ok? Grátis!