
Segundo José Luís Pascoal, presidente do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, o projecto denominado ´Self-Prevention` visa a prevenção de incêndios com recurso à reintrodução de 150 000 cabeças de gado caprino e o «desenvolvimento económico e rural» das zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca.O responsável que apresentou o plano numa sessão realizada no Governo Civil da Guarda, referiu que a ideia é fazer com que os animais actuem como «limpadores naturais» dos campos agrícolas abandonados e montes, «deixando livres de vegetação zonas de potencial perigo de incêndio».
A partir de 2011 serão distribuídas 150 000 cabras pela área do AECT e os animais funcionarão como um «método natural para a limpeza das florestas e dos campos», disse. José Luís Pascoal também salientou que o projecto garantirá «a sustentabilidade social, económica e ambiental» das regiões abrangidas, estando prevista a criação de 558 postos de trabalho em diversas áreas, «desde pastores até comerciais».
O ´Self-Prevention`, com um investimento de 48 milhões de euros, contemplará a criação de uma empresa, com capitais públicos e privados, que ficará responsável pela distribuição dos efectivos caprinos e pela criação de equipamentos que sustentem a rentabilidade económica do projecto.
O presidente do AECT disse que serão construídas 12 queijarias, uma central de comercialização, 15 lojas e dois matadouros para abate dos animais (um em Portugal e outro em Espanha), entre outros serviços, que permitirão receitas anuais estimadas em 30 milhões de euros.
Fonte: Diario da Beira
3 comentários:
liummobela foto. lol
bela foto. lol
Dou dois bodes que me andam a chatear... ok? Grátis!
Enviar um comentário