terça-feira, 10 de agosto de 2010

Bombeiros dominam fogo de S. Pedro do Sul

O incêndio de S. Pedro do Sul foi considerado dominado às 09:50 de hoje, no quinto dia depois de ter deflagrado, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O fogo tinha começado cerca das 16h de sexta-feira e não deu descanso aos bombeiros.

Desde segunda-feira que estava com uma frente activa, tendo sido agora dominado quando se encontram no local 493 operacionais, 353 dos quais bombeiros, ajudados por quatro meios aéreos.

O incêndio ficou marcado pelo acidente ocorrido segunda-feira com uma viatura da corporação de Alcobaça que integrava a coluna de bombeiros do distrito de Leiria, do qual resultou um morto e um ferido grave.

Durante os vários dias de combate às chamas, que chegaram a estar junto a várias povoações, os bombeiros conseguiram salvaguardar as habitações.

No entanto, arderam casas desabitadas, barracões, campos de cultivo e vários hectares de floresta, que já no sábado o presidente da autarquia estimava cifrar-se acima dos dois mil hectares.

O dia de sábado foi um dos mais complicados, tendo dois bombeiros e um habitante ficado feridos e ardido um auto-tanque.

Nesse dia, foram também deslocadas pessoas de várias povoações.

Já o domingo ficou marcado pela polémica em torno da evacuação da aldeia de Carvalhais e do festival Andanças.

Nesse dia, a página da Internet da ANPC informou que a povoação de Carvalhais e o festival Andanças foram evacuados às 14h54 devido à progressão do incêndio mas, mais tarde, às 16h29, deu conta de que afinal não foi preciso efectuá-la.

Ainda assim, a organização do festival deu seguimento à ordem inicial.

Lusa / SOL
Foto:PFerro

Sem comentários: