terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Especialista em clima alerta para agravamento de risco de cheias no norte e centro de Portugal

Felipe Duarte Santos, especialista em clima, alerta para o agravamento dos riscos de cheias a norte e no centro do país, no dia em que ficámos a saber que as catástrofes naturais custaram, no ano passado, mais de 90 milhões de euros.

Felipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, alerta para o agravar dos riscos de cheias, em especial no norte e no centro de Portugal.

Este investigador faz parte de um grupo que está a fazer um estudo a nível nacional sobre os riscos ambientais, mas com particular incidência em algumas áreas como por exemplo Porto, Gaia , baixa de Lisboa, Álges e Coimbra.

Numa altura em que o mau tempo está instalado e em que somos cada vez mais confrontados com fenómenos climáticos extremos Felipe Duarte Santos antecipa para a TSF algumas das conclusões do estudo que está a ser feito.

«Aquilo que se conclui em termos de cenários de alterações climáticas é que este risco de cheias se vai agravar, sobretudo na parte central e norte do país», explica este especialista, adiantando que «a precipitação acumulada durante um ano terá tendência a diminuir no sul do país».

Felipe Duarte Santos diz que «aquilo que será definitivo são situações extremas mais frequentes».
fonte:TSF

Sem comentários: