segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A história da Boate Kiss que à um ano levou a vida de 242 pessoas

Os horrores que a cidade de Santa Maria dificilmente esquecerá começaram quando, um pouco antes das 3h00 de 27 de janeiro de 2013, Marcelo de Jesus dos Santos, o vocalista da banda ‘Gurizada Fandangueira’, muito popular na região, acendeu uma espécie de tocha ou sinalizador, como costumava fazer no meio das apresentações, e ergueu o braço. 

A chama da tocha ateou imediatamente fogo a um revestimento de espuma que tinha sido colocado recentemente no tecto, depois de reclamações de vizinhos por causa do som durante a noite.

No calor da festa, a multidão, muito superior à capacidade da boate, que era de 691 pessoas, não se apercebeu imediatamente do perigo e os que viram o fumo, contaram sobreviventes na altura, pensaram tratar-se de efeitos especiais. 

Em questão de dois ou três minutos, uma densa camada de fumo altamente tóxico emanado da espuma do tecto tomou conta de toda a boate e o pânico generalizou-se.

As 1.000 pessoas começaram a atropelar-se, tentando chegar à saída, mas o caminho estava cheio de obstáculos colocados pelos donos da boate, Elisandro Spohr e Mauro Hoffmann, para forçar os clientes a fazerem fila e evitar que saíssem sem pagar no meio de algum tumulto. 

Para piorar, os seguranças, ao verem a correria, fecharam a única porta da casa nocturna, pois nos primeiros momentos não se aperceberam da gravidade da situação e quiseram impedir que as pessoas saíssem antes de pagarem as contas, como relataram à polícia vários funcionários.

Sem conseguirem fugir por ali, muitos jovens correram para um corredor onde havia a única luz de presença acesa, imaginando que era a saída de emergência, mas o caminho levava às casas de banho, onde dezenas de corpos foram encontrados mais tarde. 

A dispersão da densa fumaça, que matou a maior parte das vítimas por intoxicação, foi dificultada ainda pelo facto de os donos da boate, exatamente devido às reclamações da vizinhança, terem mandado fechar e vedar todas as janelas e até a saída de emergência.


por: FIRESHELTER52
http://safeplace52.blogspot.pt/

Sem comentários: