sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Hospitais do distrito com qualidade de excelência

Os serviços dos três hospitais do distrito de Bragança foram considerados de excelência na mais recente avaliação feita pela Entidade Reguladora da Saúde.
Destaque para o serviço de Ortopedia e Unidade de AVC, ambos a funcionar no Hospital de Macedo de Cavaleiros, distinguidos com três estrelas, que correspondem ao nível superior.

O director clínico da Unidade Local de Saúde do Nordeste sublinha que todos os serviços hospitalares avaliados foram distinguidos pela sua qualidade.

“Todos os serviços avaliados foram reconhecidos. Tiveram entre uma a três estrelas, sendo que apenas um serviço teve uma estrela, mas ter uma estrela significa que se cumpre tudo aquilo que é necessário para garantir a excelência clínica ao serviço. Em relação ao nosso histórico tivemos uma evolução favorável”, realça o responsável.

Domingos Fernandes garante que a ULS já faz uma avaliação interna da qualidade dos serviços. Esta avaliação vem comprovar os resultados anteriores e reconhecer os bons indicadores em áreas fundamentais para os utentes da região.

“Existem outros métodos de acreditação onde esta unidade de saúde está inserida no Departamento de Qualidade, que dão uma visão transversal em termos de qualidade dos serviços prestados e todos os serviços são de qualidade, estes foram avaliados pela Entidade Reguladora da Saúde. São valências estratégicas dentro da Unidade Local de Saúde, porque estão associadas a um bom tratamento de doentes, que são muito prevalentes na região, como é o caso do AVC, e como é o caso da Ortopedia, ao nível das fracturas da anca”, explica Domingos Fernandes.

O director clínico confessa, ainda, que esta avaliação é fundamental para garantir segurança aos utentes que recorrem aos serviços hospitalares no distrito de Bragança.

“Significa que podem confiar nos nossos serviços, que são reconhecidos e que prestam serviços com qualidade e com segurança. A focalização no utente é relevante e foi avaliada com três estrelas e que corresponde um pouco às necessidades dos próprios utentes, irmos de encontro a estas necessidades com qualidade, com segurança, reconhecida não só pelos profissionais, mas também pelos utentes”, salienta o director clínico.

As áreas avaliadas pela Entidade Reguladora são Neurologia, Cardiologia, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria e Unidade de Cuidados Intensivos.

Sem comentários: