segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Bombeiros de Bragança Vitimas de Jornalismo Fácil Pelo Jornal do Nordeste


Os Bombeiros de Bragança voltaram a ser vítimas do jornalismo fácil e pouco ético do Jornal do Nordeste.

Este semanário que já nos tem vindo a habituar com noticias caluniosas e pouco rigorosas, mostrou mais uma vez a falta de respeito, que não lhe é devida, para com esta instituição.

Desde há uns tempos para cá, que este jornal, que se assume de referência na região transmontana, tem aproveitado situações pontuais relacionadas com os Bombeiros, acrescentando "contos e ditos" sem rigor, sem honestidade e depreciativos relativos a estes homens e mulheres, apenas com o intuito de "dar que falar" para vender, e geralmente utiliza uma rubrica de ultima página, como exemplificamos aqui:


Em direito de resposta referimo-nos  um acidente com uma ambulância dos Bombeiros de Bragança, ocorrido na Av. das Cantarias. Praticamente nada do que está escrito corresponde à verdade.

O "jornalista" que redigiu a noticia, bem como o seu director, não deveriam publicar uma noticia nestes contornos, sem sequer apurar o que realmente se passou. Esta corporação, bem como os seus homens, sempre se pautaram pela responsabilidade e honestidade, nunca deixando um esclarecimento por dar, e melhor que este semanário do grupo PressNordeste sabe, nunca foi vedada informação ou houve alguma recusa de colaboração, tendo até neste sentido, o jornal usado, abusivamente, por várias vezes, material publicado neste blog, desrespeitando as fontes de informação e autoria.

Referentemente ao acidente com a ambulância cabe-nos assim, em direito de retificação, deixar a verdade dos factos, pois o único rendimento que retiramos é a manutenção de credibilidade dos nossos bombeiros.

- Na passada quinta-feira, dia 09 de janeiro, durante a tarde, uma ambulância seguia em marcha de urgência no sentido ascendente da Av. das Cantarias, para responder a uma situação de doença súbita, ativados pelo INEM, fora da cidade de Bragança. A ambulância seguia na faixa esquerda, quando em aproximação ao cruzamento entre a Av. das Cantarias e a rua Arq. Viana de Lima (que dá acesso ao Centro de Inspecções), os veículos parados no cruzamento, devido a um sinal vermelho, não facilitaram de imediato a passagem do veiculo de emergência quando este se aproximava, fazendo com que o condutor tivesse de reduzir a velocidade e esperar que a via ficasse desimpedida, conforme imagem:
Quando o motorista da ambulância está a abrandar, por motivos mecânicos, já apurados e resolvidos, o sistema de travagem da ambulância falhou e para evitar colisão na traseira dos carros parados a ambulância foi desviada voluntariamente para o separador central, evitando assim que a ambulância descontrolada batesse nos outros condutores.

Do acidente só resultaram danos materiais na ambulância e no espelho de uma carrinha que estava parada no cruzamento. O condutor da ambulância fez questão de abordar o dono da carrinha, pedindo desculpa pelo sucedido e o Comandante desta corporação foi ao local e tratou de resolver as questões dos danos provocados pelo acidente de imediato.


Aqui ficam relatados os factos de responsabilidade e preocupação com todos os ocupantes da via, e não o de irresponsabilidade que o Jornal do Nordeste tentou passar. Assim fica demonstrada a falta de caráter, ética e frontalidade de quem aceita publicar uma noticia fácil e desvirtuada sem a devida confirmação dos factos.

1 comentário:

filipe disse...

Não me admira que tenha acontecido, pois tb ja fui vitima desse jornal e do qual mandei mail para retificarem a noticia sobre a minha pessoa e ate hoje não recebi uma resposta...