sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

EUA: Frio polar começa a dar tréguas


A vaga de frio e gelo que cobriu grande parte dos EUA com um manto branco nos últimos dias começou finalmente a perder força, com os ventos a acalmarem e os termómetros a aumentarem. Entre domingo e terça-feira a temperatura bateu recordes em algumas cidades, chegando a atingir valores não registados há mais de um século.

Desde domingo, pelo menos 21 pessoas morreram em todo o país devido ao excesso de frio. As vítimas são maioritariamente sem-abrigo que não encontraram refúgio a tempo ou, em alguns casos, que se recusaram a aceitar abrigo. Ainda assim, pelo menos cinco das vítimas terão desmaiado enquanto tentavam ‘limpar’ a neve do caminho, não tendo resistido à exposição a temperaturas tão baixas.

O fenómeno deixou todos os 50 estados norte-americanos com temperaturas negativas em algum momento desta semana gelada. Até no Havai, por exemplo, a temperatura chegou aos 8 graus negativos no topo do vulcão adormecido Mauna Kea.

Mas a vaga de frio ártico parece estar a acalmar. Em Atlanta, que na terça-feira registava -14ºC, ontem já registava uma temperatura ‘normal’ de 5ºC.

A corrente de ar gelado chegou à região do Midwest no fim-de-semana vinda do Ártico. As temperaturas extremamente baixas resultaram de um vórtice polar, uma massa de ar densa e fria que gira em torno do Pólo Norte no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. O ar gelado cobriu de neve cerca de metade da paisagem norte-americana.
fonteAP/SOL

Sem comentários: