terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Distribuição de Fundos para Combate a Incêndios Não Deve Perder «Noção da Prioridade»

O secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, anunciou na sua primeira intervenção pública, que o rigor na distribuição de fundos para a próxima época de incêndios não pode prejudicar «a noção da prioridade».

João Almeida presidia às celebrações do 54.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, onde o presidente da autarquia, José Pinheiro, apelara minutos antes a que o governante apoiasse a aquisição de uma ambulância para atender «às necessidades de socorro das populações que vivem nas zonas mais altas do concelho», frequentemente sujeitas à queda de neve.

O governante não comentou especificamente essa situação, mas declarou: «O país vive dificuldades e constrangimentos na despesa pública, mas numa área tão importante como esta, em que não se pode perder a noção do rigor, também não se pode perder a noção da prioridade».

Referindo que está a acompanhar a realização de um concurso público para aquisição dos equipamentos de protecção individual para os bombeiros portugueses, João Almeida disse que «é pretensão do Governo» proporcionar a esses operacionais as condições mínimas para o seu trabalho.

«Se os bombeiros portugueses forem para o terreno realizar um combate tão difícil como o que sabemos que enfrentam», realçou o governante, «o mínimo é que tenham condições para o fazer com segurança».

João Almeida revelou a manutenção da aposta na formação e, já no âmbito das telecomunicações, comprometeu-se a que, «tão cedo quanto possível, sejam entregues os rádios às corporações e essas estejam melhor servidas do que estão neste momento».

Quanto à actividade concreta da única corporação do município de Vale de Cambra, que em 2013 respondeu a mais de 7.500 ocorrências com recurso a um corpo activo de 90 bombeiros voluntários e 15 profissionais, o secretário de Estado elogiou o projecto de construção de um novo quartel operacional, já em curso.

«A melhor forma de honrarem o vosso património é darem novos passos», defendeu João Almeida. «Conseguem empreender projectos tão ambiciosos como um novo quartel e uma nova viatura, e obviamente que, dentro das limitações existentes, estudaremos todos os apoios possíveis para que possam concretizar esses sonhos», acrescentou.

As celebrações de mais um aniversário dos bombeiros incluíram a bênção de um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios, o qual representou um donativo de 120 mil euros de um benemérito local.
Fonte: Lusa

Sem comentários: