sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Segunda árvore mais antiga de Portugal tem 2.450 anos

Segunda árvore mais antiga de Portugal tem 2.450 anos
Uma equipa de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro descobriu aquela que é a segunda árvore mais antiga de Portugal, com cerca de 2.450 anos de idade. Trata-se de uma oliveira na localidade alentejana de Monsaraz, tendo sido datada através de um método científico inovador desenvolvido pelos especialistas da academia de Vila Real.

Comparativamente com a oliveira de Santa Iria de Azóia, datada há dois anos pela mesma instituição de ensino superior com 2.850 anos de idade, esta nova árvore surge como a segunda mais antiga do país, com um tronco que precisa de sete homens para ser integralmente abraçado. 

A técnica de datação aplicada para determinar a idade da árvores foi igualmente desenvolvida na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a empresa 'Oliveira Milenares', tendo como mentores os investigadores do departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista José Luís Louzada e Pacheco Marques.

A mesma consiste num cálculo, feito através de um modelo matemático, que relaciona a idade com uma característica dendrométrica do tronco, seja o raio, o diâmetro ou o perímetro do tronco.
fonte:boasnoticias

Sem comentários: