quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Bombeiros de Bragança Respondem a Incêndio Urbano


Os Bombeiros de Bragança responderam a um alerta de incêndio urbano na zona histórica de Bragança.

O alerta dado para a central dos Bombeiros chegou por volta de meia noite, para um incêndio na rua das Amoreirinhas, em plena zona histórica da cidade de Bragança.


De imediato 5 operacionais e um veiculo de combate a incêndios urbanos deslocaram-se para o local. Uma patrulha da PSP de Bragança foi a primeira a chegar ao local.

Deparam-se com fogo numa casa abandonada, que estava restrito ao chão de uma divisão e foi rapidamente extinto. A origem do incêndio estará ligada a factores humanos, pois notava-se que naquela casa abandonada havia movimento recente de indivíduos, e que apesar do seu abandono, foram encontrados materiais e louças de casa de banho em bom estado de conservação.

As habitações contiguas, do mesmo tipo de construção e também abandonadas, foram vistoriadas, tendo-se procedido ao arrombamento das portas para os Bombeiros poderem aceder e verificar que o fogo não tinha passado da casa afectada.


Por muita sorte não se deu uma tragédia naquele local. O bairro antigo, de construção muito antiga está debilitado e poderá tornar-se um barril de pólvora. Os Bombeiros crêem que se poderá dar uma tragédia, caso haja fogo intencional, à semelhança de outros factos ocorridos há uns anos atrás em que em várias casas foram ateados fogos, por vezes até em simultâneo. Por tal, existem factos históricos que indicam que haverá sempre um numero determinado de incêndios e sempre em locais estratégicos, que acaba por se verificar existirem interesses ligados ao fogo e à destruição das casas antigas. Dias depois, grande parte acabou por ser recuperada, mas valeu a sempre a rápida e eficaz intervenção dos Bombeiros para minimizar os danos.

Este foi o segundo incêndio urbano do dia, tendo o primeiro ocorrido esta tarde no Bro da Coxa, num prédio de habitação. O incêndio teve origem num aquecedor e não provocou grandes danos.

Sem comentários: