terça-feira, 2 de março de 2010

Escola tem curso para formar profissionais da Protecção Civil

Sensibilizar a população para a importância da Protecção Civil é o objectivo da Semana Distrital de Protecção Civil que está a decorrer na Escola Secundária Emídio Garcia em Bragança.

Até sexta-feira estão previstas várias acções envolvendo as forças de segurança, bombeiros e Cruz Vermelha para comemorar o Dia Internacional da Protecção Civil que se assinalou ontem.

O estabelecimento de ensino que acolhe as comemorações tem a funcionar desde o início deste ano lectivo um curso de formação profissional na área da Protecção Civil.

O director da escola explica que a ideia de criar este curso surgiu porque “achamos que havia uma lacuna na cidade e com a abertura dos cursos profissionais temos de dar aos jovens um leque mais alargado de oportunidades”. Por isso, “temos de ver as áreas onde a cidade e o concelho têm falta de pessoas qualificadas” refere Eduardo dos Santos.

A turma tem 22 alunos, todos rapazes, e escolheram este curso porque querem seguir carreiras profissionais ligadas à protecção civil.

“Quero seguir a carreira militar e este curso é importante para isso” afirma João Gonçalves, acrescentando que “ainda na quinta-feira fomos fazer uma visita de estudo ao campo de treinos dos bombeiros de Izeda”.

“Eu acho o curso interessante e tem boas saídas” considera Vitor Alves, referindo que “agora até me vou inscrever nos bombeiros e depois logo se vê o que vou seguir”.

Já Vitor Antas salienta a importância das “acções práticas porque depois ajuda muito na nota”.

O comandante distrital de Protecção Civil considera que o curso é fundamental porque a formação faz falta.

“Tem de haver uma sensibilização muito grande para trabalhar com este fenómeno da protecção Civil” afirma Melo Gomes, salientando que “quantas mais pessoas tivermos com formação adequada para prestar socorro, melhor vão decorrer as acções”.

A Semana Distrital de Protecção Civil vai terminar com a realização de simulacros em vários concelhos do distrito.

Escrito por Brigantia

Sem comentários: