quarta-feira, 31 de março de 2010

Começa o jogo da desculpa...

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está com dificuldades para formar as equipas de médicos e enfermeiros que a partir de Abril vão assegurar as tripulações dos novos helicópteros de emergência médica, que deveriam estar no terreno desde 2007.

Segundo apurou o DN, os helicópteros que "deveriam ter o seu arranque a 1 de Abril, deverão ficar em terra por mais alguns dias devido à falta de médicos e enfermeiros para assegurar as tripulações".

As dúvidas já chegaram ao Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que questiona o vínculo dos nove enfermeiros que vão integrar as equipas nos helicópteros e cujo contrato termina em Abril, altura em que os helis devem começar a operar.

O SEP questionou a forma como o INEM "vai pôr a funcionar o helicóptero em Santa Comba Dão, 24 horas por dia, dado que ainda não revelou como vai pagar e formar as equipas".

Os novos helicópteros do INEM que devem começar a voar em Abril vão ter valências de suporte avançado de vida (SAV) trabalhando em conjunto com uma viatura médica de emergência e reanimação.

De acordo com o INEM, os novos "helis", cujo processo de contratação remonta a 2007, foram contratados por concurso público mas ainda não estão ainda definidos os seus locais de estacionamento. Aguiar da Beira, Macedo de Cavaleiros e Ourique tinham sido escolhidos para receber os "helis" mas o INEM garante que "os locais não estão ainda fechados".

Certo é que um destes "helis" irá ficar estacionado em Santa Comba Dão.

Fonte: JN

Sem comentários: