terça-feira, 23 de março de 2010

1ª Visita á ULF de Izeda

No passado dia 25 de Fevereiro, visitaram a ULF (Unidade Local de Formação) de Izeda cerca de duas dezenas de alunos, pertencentes a uma turma do Curso de Protecção Civil, da Escola Secundária Emídio Garcia, de Bragança.
A visita foi organizada pelo Eng. Pinheiro, técnico superior da ANPC e docente da turma, em parceria com o Comando do Corpo de Bombeiros de Izeda.
Após uma breve apresentação e descrição do equipamento de combate a incêndios urbanos e industriais, seguiu-se para o que a turma, realmente, queria ver: os contentores.
A apresentação decorreu em grupos de 3 e 4 elementos, devido aos espaços confinados no interior das estruturas.
A primeira estrutura visitada foi a que permite obter o fenómeno do flashover (combustão generalizada), sendo-lhes explicado como se consegue obter tal efeito, bem como os cuidados a ter com tal fenómeno.
Esta estrutura dá também acesso à cave que, por sua vez, é ligada, através de um túnel, à segunda estrutura, composta por três contentores sobrepostos, mais o terraço.
Nesta estrutura, os alunos verificaram as dificuldades de transpor vários obstáculos.
De seguida, foi-lhes dada a oportunidade de poderem aplicar as técnicas de combate a incêndios, com o manejo de extintores, sendo-lhes fornecido equipamento de protecção individual. Assim, todos os alunos tiveram o privilégio de combater fogo real, fogo esse que estava concentrado em dois tabuleiros metálicos, usando gasóleo, como combustível, bem como uma garrafa de gás butano sem válvula redutora.
No final desta "visita", que durou cerca de três horas, os alunos mostraram-se vivamente interessados e interventivos, referindo que gostavam de voltar novamente, e poder participar em mais simulações.
As imagens não enganam. Com estas acções pretendemos, cada vez mais, satisfazer as necessidades informativas e formativas da população em geral, de empresas e, fundamentalmente, de bombeiros, para que possam continuar a desempenhar, com mais profissionalismo, as missões que lhes estão atribuídas.
Óscar Esménio – Adjunto Comando

in "A Sineta"

9 comentários:

Anónimo disse...

la por izeda não se usa o chapéu quando se esta fardado e ainda por cima uma foto para um jornal "sineta"

Anónimo disse...

ah ah ah....e depois o k ke tem a ver?
n e obrigad a andar semp de chapeu

Anónimo disse...

então o chapéu não pertence ao fardamento dos bombeiros?????

ou é só para os carecas

Anónimo disse...

pertence sim mas n e so os de izeda k andao sem ele ah mais corporaçoes bombeiros k n andao com ele...eu n percevo andais semp as turras com todas as corporaçoes mas pont vos todos aind ireis ka parar....AKI A PEKENA CORPORAÇAO COMO ALGUNS DIXEM NE....

Anónimo disse...

Já vi que este blogue de nada tem de liberdade de expressão, quando se refere á uma opinião de um leitor que diariamente passa por aqui, apenas publica o que lhe convém e assim infelizmente através de tais atitudes nada dignifica o seu Trabalho e o CB que tal blogue representa (embora não seja, erradamente, reconhecido)....

Unknown disse...

Caro leitor, todos os comentários são alvo de verificação como medida de selecção para evitar certos abusos. Ultimante têm sido publicados todos os comentários recebidos,inclusive e infelizmente ate ameaças, mas talvez tenha havido algum problema no envio do seu. Deste modo, convido-o a re-elaborar o seu comentário de novo.

com os melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

passao a vida a falar mal do kuartel(izeda)mas todas as aves veem qa aparar viu_se est fim de semana...
n sei pk mas IZEDA esta sempe n boka do povo. ja deve ser tradiçao.
mas k falta faxem os chapeus se nem estava sol..
a pessoa k faz estes comentarios infelizes deve ser kareca..
ou se nao tem dor de cotovelo por nos sermos os MELHORES....Com os comprimentos a pessoa k mandou estes comentarios infelizes...Felecidades para si e para o cao e o gato....Nos aki IZEDA forever and ever.. kiss para vos todos...

Luis Pires disse...

Pelos vistos deve andar muita gente com dor de cotovelo e depois como não têm argumentos criticam por tudo e por nada. Essas pessoas não passam de mesquinhas porque se estão assim tão mal com tudo o que se passa em Izeda pelo menos podiam assumir-se e dar a cara, mas nem isso são capazes de fazer....Coitadinhos.

Anónimo disse...

Meus caros iluminados vamos deixar as polémicas de fardamento de fora do assunto, o que esta aqui em causa é a excelente ideia que houve no cb de izeda em apostar em formação. Que é uma mais-valia para as corporações do distrito e seu corpo activo respectivo, e não precisarem de mandar os seus efectivos para longe ficando privados dos mesmos, para formações que a partir de agora vão ser dadas no cb de izeda, bem perto dos nossos cb’s. Um bem aja ao cb de izeda que teve uma excelente ideia…. Mas isto é só um comentário de um bombeiro cujo cb se preocupa com outras coisas fúteis…