quinta-feira, 11 de março de 2010

Viaduto caiu sobre o IP4 e fez um morto

Um homem, de 23 anos, foi encontrado morto dentro do automóvel que ficou sob os escombros do viaduto que caiu cerca das 20:25 de ontem no IP4, revelou fonte da Protecção Civil. O incidente causou ainda ferimentos ligeiros em oito operários que ali trabalhavam. Todos já tiveram alta hospitalar.

"Dentro do automóvel foi encontrado um indivíduo do sexo masculino. O homem era o condutor e único ocupante do veículo (um BMW)", indicou a mesma fonte, revelando que a vítima foi transportada para o Hospital Padre Américo, em Penafiel.

As operações de resgate do cadáver duraram cerca de três horas com a vítima a ser retirada do automóvel cerca das 05:00 de hoje.

De acordo com a mesma fonte, prosseguem agora as operações de remoção dos escombros - muitas toneladas de cimento e ferro - recorrendo às quatro retroescavadoras presentes no local, prevendo-se que o trânsito seja restabelecido durante a tarde de hoje.

A chamada de alerta foi recebida às 20.25, tendo sido mobilizados para o local 24 bombeiros e sete viaturas da corporação de Amarante, além de um veículo do INEM, referiu ao DN fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro do Porto.

Segundo explicou, os operários estavam a encher de betão o tabuleiro daquele viaduto ainda em construção, quando a estrutura cedeu e caiu sobre o IP4. Oito dos operários que trabalhavam naquela obra sofreram ferimentos ligeiros. Seis foram transportados ao Hospital de Amarante e dois para o Hospital de Penafiel.

Equipas de socorro e operários da obra estiveram a regar com água o cimento, com receio de que secasse, o que dificultaria as operações de remoção dos destroços.

Nas operações de busca participou uma equipa cinotécnica, composta pelos binómios homem/cão.

No momento em que o viaduto caiu, viaturas que circulavam no IP4 tiveram de efectuar travagens bruscas para não chocar contra os escombros, tendo algumas delas acabado por se despistar.

O local onde ocorreu a derrocada, no início do troço entre Amarante e Vila Real do IP4, está a ser alargado para se transformar em auto-estrada. O viaduto em construção que desabou inclui-se nessa transformação.

Segundo a GNR, na sequência do acidente, a A4 está cortada no sentido Porto-Amarante e o IP4 entre Vila Real e Amarante, estando o trânsito a ser desviado, nomeadamente no nó de Padornelo (IP4), para a Estrada Nacional 210.

Oito feridos ligeiros já tiveram alta hospitalar

Os oito homens feridos ligeiramente na sequência da queda do viaduto no IP4 tiveram alta hospitalar durante a madrugada, disse hoje à Lusa fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

Segundo a mesma fonte, tanto os seis feridos que deram entrada em Amarante como os dois que foram transportados para Penafiel já tiveram alta.

Os oito trabalhadores, com idades compreendidas entre os 23 e os 50 anos, sofreram ferimentos ligeiros com a queda do viaduto.


Por Daniel Lam e Agência Lusa

Sem comentários: