quarta-feira, 17 de março de 2010

Heli SAV em Macedo - realidade ou ficção?

O Blogue dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros recebeu a informação em primeira mão, que no dia 15 do presente mês estiveram no Heliporto de Macedo de Cavaleiros o Presidente do INEM, o Director do CODU Norte e o Presidente do Município de Macedo de Cavaleiros, Eng.º Beraldino Pinto, que se disponibilizou de imediato a ultimar os pormenores pendentes, sobretudo os logísticos, para este começar ao serviço operacional dia 01 de Abril de 2010. Nos dias 30 e 31 de Março, o Heli INEM vai realizar os últimos testes no Heliporto de Macedo de Cavaleiros, o qual foi elogiado pelo Presidente do INEM considerando-o um dos melhores Heliportos do País (pelas suas condições físicas e respectiva localização –“ Coração do Nordeste Transmontano”). Sabemos também que a equipa INEM será constituída por um Médico e um Enfermeiro. Inicialmente estava previsto apenas um Heli SIV, sem apoio terrestre. A grande novidade é que para além do Heli INEM, a equipa será reforçada por uma VMER para actuar ao serviço do Concelho e do País, sempre que as condições climatéricas forem adversas ao levantamento do Heli. Felicitamos desde já os intervenientes neste processo e sobretudo todos os que lutaram por esta causa que irá enriquecer o nosso Concelho e Distrito. É sem dúvida uma mais valia para os Transmontanos, que muitas vezes são esquecidos por estar “atrás dos montes”…
Agora, certas duvidas se sobrepõem as seguintes questão:
- Desconhece-se qual o tipo de helicoptero irá ficar estacionado em Macedo, já se ouviu falar em Kamov, sendo que os únicos heliportos capazes de estacionar um Kamov são o Heliporto Base de Macedo, Bornes e Nogueira.
- Uma VMER irá ficar estacionada junto ao hangar para a tripulação do Heli se poder deslocar das duas formas, via terrestre e helitransportada. Alguém tem duvidas quanto á operacionalidade do meio aéreo?
Esperamos para ver...
Por Paulo Ferro

14 comentários:

Anónimo disse...

tali tu deves beber olha o unico heliporto aonde pode aterrar um kamov é na helipista DE MACEDO o resto nem pensar é a unica pista aprovada pelo INAC O RESTO DAS OUTRAS PISTA NEM SE QUER ESTÃO APROVADAS, tu deves ser um tipo almanaque que sabe tudo e não sabe nada.
o heli vem para MACEDO não é uma FICÇÃO como esta a dizer para ti so a FICÇÃO quando as outras coisas não vao para BRAGANÇA eu sei que esta com siumes ou inveja mas ta bem eu gosto que tu estejas assim...
olha eu não fico chateado por não publicares

Unknown disse...

Publico sim, e bebo também... Se falo é porque sei, e tenho tanto direito a opinar como tu, mas eu sei o que digo!
As estruturas do heliporto de Nogueira (CMA de Nogueira), e do heliporto de Bornes (CMA de Bornes) estão preparadas e são adaptadas para o estacionamento de Helicopteros Pesados ( neste caso o KAMOV), bem como o heliporto de Macedo melhor estará. E todas estas aprovadas pelo INAC. Infelizmente não estás muito a par do assunto.

Ciúmes (que é assim que se escreve) não tenho, nem tenho de ter.

Quanto ao heli estar em Macedo, mais uma vez digo, só acredito quando vir, mas isto é turrice minha.

Anónimo disse...

isso é mentira essas helis pistas nao foram aprovadas pelo INAC e tu sabes bem disso ate houve empressas dos helis que nao queriam ir para la mas so que isto tudo é politica.
tu quando opinas so dizes asneiras, mas tambem eu tenho pena de ti, eu ja te disse porque nao vens a macedo haver as obras que se estao a fazer mas fica descansado quando o heli vier eu digo te, isso é uma doença que tu tens "siumes"..

Unknown disse...

1º vai chamar mentiroso a gente de tua casa.

2º se não sabes não afirmes, dá uma ideia.

3º Vai para a primária "haver" se deixas de ter "siumes" do bons blogs, e depois pode ser que te leve em alguma consideração.

Paulinho Costa disse...

Boas Tardes...

Tali as pistas de Bragança (Nogueira) e de Alfandega (Bornes) ainda não estão aprovadas pelo INAC, se não pergunta ao CDOS ou liga para INAC amigo. Quanto a suas localizações desses meios aereos só no distrito de bragança onde se cruzão num raio de 30 km um do outro, mas as mentes inteligentes deste distrito trabalham assim, não pela localização do CMA de nogueira mas sim pela localização do Bornes Alfandega a Fé que está muito mal localizado. Era como quando estavam os meios aereos o aerodromo de Bragança cobriam mais espanha que portugal mas tinha logica guardava o PNM ...ehehheh

Unknown disse...

No site do INAC encontra-se esta normativa.

- Não confundir Aprovação com Certificação!!!

Aprovação de aeródromo / heliporto de emergência médica, combate a incêndios e protecção civil

Os aeródromos e heliportos utilizados exclusivamente em emergência médica, por meios aéreos de combate a incêndios ou outros fins de protecção civil, não são abrangidos pelo disposto no Decreto-Lei n.º 186/2007, de 10 de Maio.

No entanto, quando solicitados por uma entidade com interesse em dispor de um aeródromo ou heliporto a ser utilizado exclusivamente para aqueles fins, o INAC, I.P. desencadeia um processo tendo em vista a possível aprovação desse aeródromo ou heliporto.

Estas infra-estruturas apresentam frequentemente restrições operacionais resultantes de limitações de ordem vária – pequenas dimensões, obstáculos nas zonas confinantes, etc. – sendo, no entanto, aprovados apenas quando considerados com os requisitos de segurança mínimos para a sua utilização.

Está em elaboração no INAC, I.P. o anteprojecto de diploma legal que fixará as condições de construção, certificação e operação destas infra-estruturas.


O heliportos de Nogueira e Bornes estão incluidos neste disposto.

Além disso, friso que os mesmos,foram estruturalmente criados para receberem helicopteros pesados.

Com os melhores cumprimentos ao nosso leitor Paulinho Costa.

Anónimo disse...

Para vossa informação, o helicoptero a estacionar em Macedo de Cavaleiros e nas outras 2 bases a partir de 1 de Abril será o Agusta 109E Power.
Cumps

Anónimo disse...

o tali vai te deitar que o teu mal é sono, eu gosto de dar mt erros para tu mos corrigir hahahahahahahaha

Unknown disse...

Para quem andava sempre contra as politicas do Inem, alguns bombeiros de macedo parecem estar bem comprados.

O que vale é que uma ovelha ranhosa não dita o perfil do rebanho. Ainda bem que me dou com Bombeiros de Macedo que são verdadeiros bombeiros, não como este encazinado que manda bocas em anonimo.

Anónimo disse...

aos de macedo nao chega passarem vergonhas no blog deles e ainda vem dar ar da sua desgraça po dos outros... onde ja se viu?
mas voçes tem cotaçao no helicoptero do inem ou q??
alguem de bragança tem inveja ou ciumes do helicoptero do inem em macedo ou q?
tenham mas é juiso e deixem-se de bairrismos!!

rpinto disse...

Bem o Heli SAV vem servir Distrito e País não vai servir só concelho Macedo como vai nas vossas cabecinhas iluminadas companheiros, se fica em Macedo é devido a sua localização e condições meteorológicas, não é por os lindos olhos dos Bombeiros de Macedo, foi um estudo realizado pelo Inem que o dita, para suas novas localizações dos meios aéreos. Não é por isso que defendemos ou deixamos de defender o Inem cada um tem a sua opinião onde deve expressa-la quando achar necessário, estamos num País democrático. Quanto ao anónimo das 00:22 vergonhas de quê no nosso blogue não vejo a onde? Problemas nos CB`s sempre os ouve e haverá quando não os houver ai é que dá para pensar… rivalidades entre CB`s?? trabalho e trabalhei com muitos bombeiros de Bragança de há 17 anos para cá nunca tive problemas nenhum com eles antes pelo contrario onde tenho grandes amigos e excelentes relações desde o Comando ao Infante, é uma casa onde entro e sou bem recebido onde me orgulho disso, como os Bombeiros de Macedo onde entra um Bombeiro de Bragança onde também é bem recebido por isso as rivalidades estão na cabeça de algumas mentes de alguns bombeiros. Não importa donde é o Bombeiro importa sim, é que Somos Bombeiros lutam todos para o mesmo fim “vida por vida”.
Um abraço
Rómulo Pinto

Anónimo disse...

ao das 00:22

estão todos mt preocupados por vir um heli para macedo mas quando o heli foi a primeira vez para a serra da nogueira na epoca do verão era a bandeira dos bombeiros de bragança eles ate gostavam tanto dele ate a noite ficavam la aguarda-lo (heli) é mentira o anónimo das 00:22.

mtx disse...

ja vi que tens mesmo a mania que es inteligente o tali. dizes tu so te das com os bombeiros que são verdadeiros. vê la se esses bombeiros verdadeiros da proxima vez que apareceres em macedo te deem umas boas vindas que dificilmente te voltes a esquecer. e eu não mando bocas em anonimo porque não tenho medo nenhum de pessoas como tu que so tem mania. ass vasco 35 0403

Anónimo disse...

Enfim sr. Vasco você mostra completamente o que NAO deve ser um bombeiro, e principalmente o que não deve ser um cidadão, desculpe mas voce sabe o que é LIBERDADE de expressão? qualquer cidadão tem completa liberdade de dizer o que "bem lhe apetecer", o sr apenas tinha de ler e aceitar ou não...
E apenas mais uma coisa, o seu comentário permite ver o forma como o senhor classifica os SEUS queridos bombeiros de MACEDo, porque pelos vistos falar mal do seu CB ja serve para o tali a proxíma vez "não se esquecer" da visita, apenas lhe digo, pessoas como o sr repudiam-me e envergonham-me de ser bombeiro. Porque não importa se se é bombeiro de Bragança, Macedo, Lisboa ou Porto, todos nós temos na farda a mesma palavra, BOMBEIROS, palavra que infelizmente muitos não sabem dignificar...