quinta-feira, 11 de março de 2010

Bombeiros acusam Ministério da Saúde de desrespeito por acordo

Se a situação se mantiver, os bombeiros poderão ter de despedir metade dos 4000 funcionários que diariamente garantem o transporte de doentes do Serviço Nacional de Saúde.

A Liga dos Bombeiro Portugueses (LBP) acusou, no início do mês,  o Ministério da Saúde de desrespeito em relação ao acordo assinado com os bombeiros em Agosto do ano passado relativo ao transporte de doentes.

«As estruturas de bombeiros sentem-se defraudadas por terem de boa-fé assinado um acordo com o Ministério da Saúde» e agora constatado que «as suas estruturas ou ignoram esse acordo ou consideram que esse acordo não se lhes aplica», afirmou o presidente da LBP.

Duarte Caldeira acrescentou que vai pedir audiências ao Presidente da República, Cavaco Silva, ao primeiro-ministro, José Sócrates, e aos vários grupos parlamentares para intercederem junto do Ministério tutelado por Ana Jorge.

O mesmo responsável avisou que caso a situação se mantenha depois das audições os bombeiros poderão ter de reduzir drasticamente a prestação deste serviço.

Duarte Caldeira apontou uma «redução substancial do número de serviços prestados e consequente facturação dos mesmos, o que resulta na redução de receitas».

Por outro lado, acrescentou, «ao longo de décadas o Ministério da Saúde exigiu aos bombeiros que se apetrechassem com ambulâncias e que garantissem qualidade».

O presidente da LPB reforçou que para além de «ameaça de redução de serviços», há um «incumprimento do acordo celebrado», o que é «preocupante» e mostra um «total desrespeito pelo parceiro».

Fonte: TSF


Sem comentários: