terça-feira, 17 de julho de 2012

Quase Todo o País em Alerta Amarelo Devido ao Calor

O Instituto de Meteorologia (IM) activou o aviso amarelo em 14 dos 18 distritos de Portugal continental devido ao calor e às temperaturas máximas, que hoje voltam a chegar aos 40ºC em algumas cidades. O risco de incêndio é “máximo” em 34 concelhos.
Segundo a página de Internet do IM, os distritos de Évora e Beja vão ser hoje os mais quentes, com máximas de 40ºC, seguidos de Portalegre, Castelo Branco e Coimbra, com 39ºC, e Lisboa, com 38ºC.
Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja estão sob aviso amarelo até às 20h de quarta-feira. Coimbra, Leiria e Santarém estão sob aviso amarelo até às 20h de hoje, e o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 20h de quinta-feira.
O IM activou também o alerta de risco “máximo” de incêndio em 34 concelhos de Portugal continental. Viseu, Guarda, Coimbra, Porto, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Santarém, Braga e Faro são os distritos mais afectados.
Até às 8h30 desta terça-feira, a Autoridade Nacional da Protecção Civil já tinha registado 29 incêndios, três dos quais de grandes dimensões e que estavam ainda activos.
Um deles é o incêndio que deflagrou na segunda-feira às 14h38 numa zona de mato em Porto da Carne, no concelho da Guarda. Depois de ter sido dado como dominado durante a noite, as chamas voltaram a lavrar e estavam, às 8h, a consumir uma zona de pasto, num local de difícil acesso. Estavam no local 163 bombeiros, apoiados por 63 veículos.
Estavam ainda activos outros dois incêndios, um na localidade de Leiria Maior, concelho de Celorico de Basto (Braga) e outro em Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira. Às 8h30 estavam ambos dominados.
Fonte: Público

Sem comentários: