domingo, 29 de julho de 2012

Só metade dos voluntários registados faz trabalho operacional

Apenas metade dos cidadãos com estatuto de bombeiros voluntários exerce de facto tarefas regulares inerentes à condição, indica a base de dados do Recenseamento Nacional de Bombeiros Portugueses.

Em junho, segundo aquele recenseamento, havia em Portugal um total de 61.242 bombeiros voluntários, mas só 28.770 iam para os teatros de operações, entre membros dos corpos ativos (27.667) e dos comandos (1.103). Os restantes estavam no quadro de honra, na reserva ou não integravam qualquer quadro.

Os dados deste estudo foram já questionados pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, que, em declarações à Lusa, disse que os voluntários em efetividade de funções "se aproximam dos 35.000".

O dirigente adiantou que o "tira-teimas" será um estudo "altamente rigoroso" sobre a matéria, que a Associação Nacional de Municípios Portugueses e um instituto politécnico da região centro divulgarão "dentro de dois ou três meses".

São considerados bombeiros do quadro de honra os que cessaram a atividade no terreno por doença ou acidente gerados nessas funções ou os que, por outras razões, puseram termo a uma carreira que foi classificada como sendo de mérito.
No rol dos bombeiros sem quadro integram-se todos os que estão ainda em formação (infantes, cadetes e os estagiários), enquanto que o quadro da reserva junta os que não atingiram o mínimo de 275 horas de serviço operacional anual.
Fonte:DN

Sem comentários: