sexta-feira, 20 de julho de 2012

Meios do INEM recolocados no distrito

Miranda do Douro e Torre de Moncorvo podem perder as ambulâncias do INEM que estão estacionadas nos centros de saúde.

É o que propõe o relatório da comissão nomeada pelo ministério da saúde para reavaliar a rede nacional de emergência e urgência. As ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV) destes dois concelhos transmontanos podem vir a ser encerradas ou deslocadas.

No entanto, a comissão alerta para a necessidade de garantir uma resposta de emergência pré-hospitalar de idêntica qualidade nessas áreas, nomeadamente através da implementação de Postos de Emergência Médica (PEM) adicionais nos corpos de bombeiros locais, em substituição destes meios.

Para o presidente da câmara de Miranda do Douro, a concretizar-se esta proposta é mais uma retirada de um serviço no concelho.“Nós reivindicamos serviços e um direito que a população tem que é o direito à saúde e que o Estado devia garantir, mas está a retirá-los”, refere. “Parece-me uma má notícia, pois apesar de ser uma proposta, depois quando vamos ver elas já são efectivas”, acrescenta, salientando que “é de lamentar porque nem sequer somos consultados nas matérias”.

Artur Nunes tem reivindicado a colocação de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) no concelho, mas tal não deverá concretizar-se.É que além da colocação de um meio destes em Macedo de Cavaleiros, o relatório propõe a criação de mais duas ambulâncias na região transmontana: uma em Mogadouro e outra em Vila Nova de Foz Coa.O autarca não aceita e exige que o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) seja reaberto durante a noite.“Parece-me uma má solução pois o ideal seria Miranda ter uma SIV. Eu tenho reivindicado isso, mas se assim não for o centro de saúde tem de abrir à noite”, defende.

Contactado o presidente da câmara de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira não quis comentar o assunto alegando desconhecer o conteúdo do relatório.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: