segunda-feira, 23 de julho de 2012

Está na hora do Briefing BPS

Bom dia Colegas,
Acordo de manhã com uma estranha sensação que 2012 vai-nos ensinar mais coisas sobre a coordenação do combate a incêndios tal como nos anos críticos de 2003 e 2005. Agora que o cheiro a fumo rasteja pelo chão, negro de tantas cinzas, os velhos do Restelo correm para a cidade para entrar nos estúdios de televisão para ter o seu minuto de mérito. Preocupa-me que a vaga política de saberes não crie mais problemas e principalmente que não se repitam erros do passado.

Espanta-me a capacidade que alguns elementos associativos, defensores da imagem dos bombeiros, estarem nos minutos de ouro das televisões a falar de coisas que não dominam, de roupa lavada, banho tomado enquanto os camaradas que não se sentem representados por tais "almas" ficam boquiabertos com o que sai daquelas mentes.

Controlar mais de 1000 homens num teatro de operações sem que alguns não se sintam baralhados com as ordens recebidas era um verdadeiro milagre. Corporações vindas de quase todos os lados do país com diferentes formações, experiências, equipamentos e culturas penso que seria de esperar os resultados igualmente "diferentes" na resposta ao combate a incêndios.



Vi também nas últimas horas pelo Facebook o pedido alargado de regresso do Gil Martins a Comandante Operacional Nacional, em substituição do actual Vaz Pinto. Julgo ser um assunto tão delicado que falar nele pode ferir susceptibilidades no entanto, Gil Martins apesar da sua indiscutível capacidade e experiência, têm já uma marca \ sombra muito negativa sobre o seu comportamento no uso dos dinheiros públicos. Tenho a certeza que terá aprendido a lição mas nenhum politico deverá querer nesta altura uma imagem negativa sobre a nomeação de pessoas com supostas actividades ilícitas no passado para cargos de tão elevada importância e destaque. Já nem vou falar que a substituição nesta altura teria resultados muito críticos.


A haver mudanças na ANPC julgo que a mudança do CONAC é um dos problemas menores. Relembro palavras do Vice-Presidente da Câmara de Tavira que durante um directo sublinhava que havia demasiadas mudanças de estratégia que resultava dos vários briefings em vídeo-conferência para Lisboa (CNOS), como se as pessoas que lá estivessem soubessem o que ali se passava.



Mais uma época e mais um ano sem que a segurança dos Bombeiros nos veículos seja tomada em conta, continuamos a meter na rua qualquer coisa com rodas e um tanque em cima, sem qualquer parâmetro de segurança, sem que se quer alguém se digne a inspeccionar em tempo útil a segurança destes veículos, alguns deles, com mais de 50 anos de serviço e a ter a coragem de assumir que "isto não serve".

Continua igualmente a falta de coordenação (aqui sim) dos meios de logística, de higiene, dos tempos de descanso e da substituição dos EPI durante TO's de mais de um dia de duração. Portugal têm uma das massas de voluntariado mais valiosas do mundo e poucas têm sido as acções do governo para as preservar.

Depois do corte nos benefícios sociais aos bombeiros decorrentes do ano anterior, e ao contrário do que aconteceu com os dadores de sangue, os bombeiros portugueses não viram as costas às causas e marcaram presença em grande número durante este pico de incêndios.

Importa igualmente sublinhar que, apesar da ANPC ter tornado público que se montou o maior dispositivo de combate a incêndios no Algarve, outros tantos homens haveriam para fazer daquele dispositivo um dos maiores do mundo, arrisco a dizer: Para duplicar os 1000 homens várias vezes se fosse preciso. Ali não estava em causa o número de bombeiros, mas sim as condições do terreno, as condições climatéricas e claro a eficaz coordenação dos meios no terreno por parte de quem têm essa autoridade.


Paulina Pereira
47 anos

O meu voto de condolências para a família, amigos e colegas dos Bombeiros Municipais de Abrantes pela perda da vida da nossa colega Paulina. Igualmente os meus votos de força e coragem para os colegas de Évora, pelo azar que tiveram na perda de duas viaturas que resultaram no ferimento de alguns soldados da paz, que o povo seja solidário convosco e vos ajude rapidamente a repor o ânimo e a substituir as vossas perdas. As melhoras também para a colega do distrito de Leiria que ficou ferida ontem durante o combate a um incêndio na freguesia de Souto da Carpalhosa que neste momento, segundo fonte do C. B. da Ortigosa, já se encontra-se estável.

O meu voto positivo para a reacção do povo português numa onde solidariedade sem fim para ajudar estes homens e mulheres no combate a incêndios florestais. O assunto, mediático e na ordem do dia, levou o BPS a ficar com as caixas entupidas de mensagens de apoio que teremos o prazer de as transcrever para aqui durante o dia.

Tavira
Existia muito para dizer mas os políticos, que rapidamente correm para o Algarve, dirão o resto que não interessa dizer aqui.

Cumprimentos e votos de coragem para todos os camaradas.

ricardo@bps.com.pt
Leia Mais em: http://bombeirosparasempre.blogspot.com/#ixzz21TC5YVRN

Sem comentários: