terça-feira, 31 de julho de 2012

Liga dos Bombeiros admite cancelar paralisação

Foram registados “grandes avanços” nas negociações com o Governo, afirma Jaime Marta Soares.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) admite cancelar a paralisação e os protestos, depois de ter estado reunido esta segunda-feira com os ministros da Saúde e da Administração Interna.

Jaime Marta Soares disse aos jornalistas, no final dos encontros, que “não houve uma resposta a todas as nossas reivindicações”, mas que foram registados “grandes avanços”.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses vai agora apresentar o resultado destas negociações às corporações, que depois decidirão se avançam ou não com os protestos agendados para 18 Agosto e a paralisação de 4 e 6 Setembro, apenas ao transporte de doentes não urgentes.

“Estou convencido de que estas propostas poderão ir ao encontro daquilo que foram as reivindicações do congresso. Sendo assim, poderá vir a suceder não haver uma concentração nem haver paralisação dos bombeiros”, diz Jaime Marta Soares.

Com as novas regras para o serviço de transporte de doentes não urgentes, que retiram a exclusividade do serviço aos bombeiros, e passam a permitir que o transporte se faça em viaturas ligeiras autorizadas para o efeito, a Liga teme que se assista a milhares de despedimentos.

Em causa está a luta por uma "sustentabilidade financeira" que permita manter tripulações e equipamentos ao serviço, considera Jaime Marta Soares.

No final do encontro com a Liga dos Bombeiros, o ministro da Saúde Paulo Macedo também falou de entendimento e prometeu a criação de um grupo de trabalho.

Sem comentários: