quinta-feira, 12 de julho de 2012

Autarcas queixam-se das restrições impostas pelo Parque do Montesinho



Autarcas dos concelhos de Bragança e Vinhais lamentam que a integração no Parque Natural do Montesinho traga mais desvantagens do que vantagens. Há anos atrás a situação era diferente, pois o Parque investia na recuperação do património, e incentivava o Turismo.

Agora isso não acontece. Os autarcas admitem que a integração no Parque do Montesinho traz algumas vantagens a nível do financiamento de alguns projectos, mas neste momento as desvantagens são maiores.

A presidente de junta de freguesia de Fresulfe, Maria Glória Veleda, diz que “são mais as desvantagens do que as vantagens”, e conta a situação de um habitante da aldeia que teve de “pagar mais de 3 mil euros em taxas por uma licença”. “Isto é muito complicado para as populações, conclui.Os presidentes de junta de Parâmio e Espinhosela, José Afonso e Telmo Afonso respectivamente, partilham da mesma opinão, e dizem que é necessário cortar árvores, só que o Parque não deixa.

José Afonso diz mesmo que o Parque é “castrador para as populações”. No, entanto admite, que “com este novo director” a situação tem melhorado.Já Telmo Afonso toma a culpa “às regras e restrições” a que a aldeia está sujeita por pertencer ao Parque.
Os autarcas esperam agora que o Parque apoie mais as aldeias e incentive o Turismo.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: