domingo, 15 de julho de 2012

Chamas causaram pânico em aldeia de Mogadouro

A população da aldeia de Figueira, no concelho de Mogadouro, viveu momentos de aflição devido a um incêndio florestal que chegou a aproximar-se de estábulos e outros equipamentos agrícolas.

"O incêndio, na sua fase inicial, dirigia-se em direção à aldeia, um situação que tivemos de acautelar logo de imediato. Para já não há perigo para a população", disse à Lusa o segundo comandante distrital de operações de Bragança, Guilherme Mamede, cerca das 19.00 horas.
As dificuldades encontradas no terreno devido à sua morfologia dificultaram a ação dos bombeiros: "São acessos difíceis para chegar à frente de fogo, o que condiciona a nossa ação e dos meios que temos no terreno ao nosso dispor", salientou.
Do lado da população, o pânico instalou-se, com toda a aldeia a mobilizar-se para ajudar no combate às chamas e para proteger as suas propriedades. "Vivemos momentos de grande aflição. Tive abrir as portas dos estábulos para que o gado pudesse sair para não morrer asfixiado, já que o fumo que era muito", disse Carminda da Conceição, uma das residentes na aldeia de Figueira.
No terreno estiveram mais de cem operacionais, apoiados por 33 viaturas e dois meios aéreos.
Segundo informação disponibilizada na página da Proteção Civil na internet, o incêndio deflagrou às 15.31 horas numa zona de mato e chegou a ter duas frentes ativas, reduzidas a uma às 19.40 horas. Às 21.27 horas o incêndio estava dominado.

Sem comentários: