quinta-feira, 12 de julho de 2012

Entrevista A Voz Do Nordeste - Chefe Neto


António Neto Leal, com 52 anos, é um dos bombeiros mais antigos da corporação. “O melhor da minha vida está aqui”, diz. “Vim com 17 anos e nunca mais saí. É a profissão que sempre gostei e continuo a gostar”. No entanto, admite que não é fácil conciliar a vida profissional com a pessoal. “Comecei como motorista e quando ia para o Porto, saía de manhã e chegava à noite. Como a minha mulher também trabalhava, era complicado estar com ela e com os filhos e tinha a sorte de ter os sogros que tomavam conta deles”, refere. Além disso, um dos filhos “já é profissional da casa”, afirma com orgulho. “Ele tinha 4 anos e já ia comigo às instruções. Cheguei a estar de folga e ser chamado para incêndios e ter de o levar comigo porque não tinha com quem o deixar”, recorda. António Neto foi segundo comandante da corporação durante seis anos e mesmo com tanto tempo de experiência não esquece a aflição por que passou num incêndio há três anos. “Andavam três bombeiros a apagar as chamas e de repente o vento mudou de direcção. Se eu não tivesse lá ido, tinham lá ficado”, explica. Foi uma história que o marcou porque “somos todos colegas. Tirando as divisas, somos todos homens”.

1 comentário:

Fred disse...

Foi sem duvida uma boa entrevista sr. Chefe Neto! Parabens.