terça-feira, 17 de julho de 2012

Incêndio em Sortes Com Ataque Inicial Terrestre

Os Bombeiros de Bragança foram esta tarde chamados a combate a um incêndio florestal junto á localidade de Sortes, no concelho de Bragança.

O incêndio teve origem no mato, junto à estrada nacional 15, e desenvolveu-se em direcção às instalações da fábrica Sortegel.

Para o local foram enviados após activação do Centro Distrital de Operações de Socorro de Bragança as duas únicas equipas de combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros de Bragança, que foram suficientes para dominar o incêndio ao fim de alguns minutos.

Mas segundo a Diretiva Operacional Nacional que regula o dispositivo de combate a incêndios florestais de 2012, teria de ser activado o meio aéreo de ataque inicial do CMA de Nogueira, mas não foi.

O incêndio ficou extinto e a duvida fica no ar: Será que há preferência para certos Corpos de Bombeiros usufruírem de meio aéreo?

Fomos ao arquivo e, ainda não fez um ano de situação semelhante:


A partir do minuto 01:30, relembramos o episódio em que é recusado o meio aéreo em ataque ampliado porque a DON não permite. Mas este ano (e nos outros) a DON permite ataque inicial...

Afinal para cumprir a DON há, ou não dualidade de critérios???

E já agora que se fala em meios aéreos, nesta fase Charlie o distrito de Bragança já conta com 2 grandes incêndios, em que no primeiro, Mogadouro, houve meios de ataque ampliado (ATA), e no segundo em Peredo não houve. Será que nos Brifiengs semanais ninguem se lembrou que é mais que necessário um meio aereo de ATA para o distrito de Bragança???

Sem comentários: