terça-feira, 24 de julho de 2012

INEM tem novo sistema de triagem médica: TETRICOSY ® (Telephonic Triage and Counseling System)

Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desenvolveu, ao longo dos últimos 18 meses, um Sistema Inovador de Triagem Médica – o Telephonic Triage and Couseling System (TETRICOSY ®) que foi apresentado, no passado dia 18 de julho, ao Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, numa visita ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.
 
Em funcionamento desde o passado dia 9 de maio nos CODU do INEM, o TETRICOSY ® visa uma avaliação rápida das condições clínicas das vítimas de forma a estabelecer prioridades no acionamento dos meios de emergência médica. Ao sistematizar-se, com algoritmos, todo o processo de triagem, aconselhamento e acionamento de meios de socorro, aumenta-se significativamente a objetividade do trabalho efetuado pelos CODU do INEM. Este novo sistema traz maior segurança, uniformidade, rapidez e possibilidade de auditoria ao trabalho efetuado pelos CODU do INEM.
Destacam-se, assim, as seguintes vantagens deste novo sistema de triagem:
■maior objetividade e padronização no atendimento das chamadas de emergência;
■diminuição da aleatoriedade e da possibilidade de erro no tratamento das chamadas de emergência;
■avaliação sistemática e criteriosa de todas as situações de emergência;
■priorização precoce dos eventos, com diminuição nos tempos de resposta às ocorrências;
■maior rapidez no acionamento de meios de emergência, com particular relevância nas situações de maior gravidade;
■padronização do aconselhamento ao utente, muitas vezes tão importante como o próprio socorro à vítima.

Na prática, e depois de corretamente identificada a localização da situação e dados genéricos sobre a vítima - género e idade aproximada - o Operador do CODU começa por verificar a eventual existência de situações de maior gravidade (ausência de respiração e estado de coma) e tem acesso aos algoritmos de triagem (exemplo: algoritmo de acidente de viação; algoritmo de dor torácica) que vão encaminhá-lo, de uma forma padronizada e sistemática, na triagem telefónica. Cada um dos algoritmos está assente em grupos e subgrupos, com perguntas e respostas e, dependendo da sua sequência, é atribuído um peso de gravidade à situação e definidas as prioridades de acionamento de meios e os eventuais aconselhamentos que sejam adequados.

Escolhido o algoritmo, ao Operador são sugeridas perguntas a colocar ao contactante. Com a resposta obtida, é assinalada uma das opções que o algoritmo apresenta. O processo repete-se com pergunta-resposta. Por cada resposta, o algoritmo atribui, mantém ou altera a prioridade da situação, sugere aconselhamento com texto e imagem e, se for caso disso, reencaminha para outro algoritmo de decisão, sem perder informação. De notar que, desde a primeira pergunta, poderá existir logo “peso” de gravidade suficiente para que a prioridade definida nesse instante justifique acionar logo um meio de emergência, mesmo enquanto continua a triagem telefónica e novas informações vão sendo acrescentadas, que poderão inclusive resultar num aumento subsequente da gravidade da situação e justificar o acionamento de um meio mais diferenciado. Ou seja, nos primeiros segundos e assim que há informação que justifique o envio de uma ambulância, a mesma é acionada. Se entretanto, no decorrer do processo de triagem, surjam dados que indiquem maior gravidade, é acionado um outro meio de emergência, mais diferenciado.

O TETRICOSY® foi desenvolvido pelo INEM e validado pelo Colégio de Competência em Emergência Médica da Ordem dos Médicos que considerou que estes algoritmos “contribuirão para a melhoria assistencial do doente e, mediante a garantia da manutenção do controlo médico do processo, constituirão uma mais-valia”.

Pelo seu caráter inovador a nível internacional, o TETRICOSY® foi patenteado pelo INEM junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e está atualmente traduzido em inglês, francês e espanhol, permitindo a realização da triagem telefónica nesses idiomas, caso seja necessário.

Sem comentários: