terça-feira, 17 de julho de 2012

100 Bravos Lutam Contra Inferno de Dois Dias

A informação transmitida pela ANPC é de tal maneira manietada que o comum cidadão se acha apenas que tem o mundo em chamas quando o fogo lhe chega à porta.

No concelho Macedo de Cavaleiros um incêndio lavrou durante dois dias sem que muitos se apercebessem, bastava mudar o nome da local e tínhamos ocorrência nova. O incêndio que se diz hoje de Peredo, foi durante a madrugada de Lagoa. Mas para conhecimento do povo foi um incêndio novo.

As chamas são as mesmas, os Bombeiros são os mesmos, as viaturas são as mesmas, mas "para não criar alarmismo na população "( dizem os "licenciados da Lusófona") cria-se uma nova ocorrência.

Os benefícios destes eventos é trazer eficácia no papel, aos GIPS, à FEB e aos Generais Sem Tropa da ANPC. A verdade é que a única eficácia que hoje é real no terreno é a dos Bombeiros, pois atacam inicialmente, desenvolvem em ataque ampliado, dominam, rescaldam e vigiam activamente os incêndios florestais.

Que interessa criar ocorrências, dar nome ao mesmo incêndio se no final 100ha ardidos em Lagoa + 200ha ardidos em Peredo =  300 ha da floresta portuguesa?

Que interessa ensaiar a cena com novos nomes de incêndios se já nem com a "Era Vaz Pinto", há meios aéreos de ataque ampliado no nosso distrito?

Os bravos, voluntários e compensados são os mesmo, ou melhor são alguns, pois este ano já houve Bombeiros que não se venderam barato à ANPC, vestiram as camisolas da honra e disseram, por mais razoes ainda, que "este verão não!".

As seguintes imagens são do incêndio de Peredo, concelho de Macedo de Cavaleiros, onde arderam cerca de 300 ha até à altura. Pinheiros, eucaliptos, sobreiros, árvores de fruto e mato sucumbiram em várias horas á força devastadora do fogo, mas o fogo sucumbiu ao final do dia à força devastadora dos BOMBEIROS!

 Fotos: P.Ferro

2 comentários:

Anónimo disse...

Continua a palhaçada e o show-off do costume com FEB e GIPS, cambada de chularia, é que essestipos não têm outro nome.

Os bombeiros que apaguem os fogos, são os escravos do costume.

Em relação aos meios aéreos para ataque ampliado, o distrito de Bragança que foi no ano passado o 2 com mais area ardida continua sem um meio aereo pesado para ATA.

Numa palavra isto é um escandalo.

O CMA de Vila Real está visto que não serve o distrito de Bragança, visto que as distancias são grandes, e com,o se viu ontem os dois air Tractor de Vila Real em vez de virem para o peredo foram para Trancoso e Guarda.

Já no ano passado e mesmo este ano em Fevereiro viu-se a vergonha que foi com os meios aereos pesados, tigvemos que pedir por favor para nos amndarem o kamov para o montesinho.

Sendo assim, das duas uma:

- Ou nos metem um meio aereo pesado no distrito;

- Ou deslocalizam o Kamov ou os air tractor de Vila Real para uma localização qeu permita servir Bragança e Vila Real.

Anónimo disse...

eu ontem fui a ver incendio a peredo e perguntei se andava algum meio aereo no local disseram me que ninguém o viu, nem maquinas de rastos,e uma vergonha ver a floresta a ser consumida pelo fogo e os meios estarem parados nas pistas. agora era de pedir responsabilidades aos sr por nao deixarem ir os meios aereos e maquinas de rastos para o incendio.e por isto que nao temos ja nenhuma floresta com esta maneira de trabalho nao vamos a lado nenhum EX:(é deixa arder)