segunda-feira, 12 de março de 2012

Primeira Lição de Bombeiro: Primeiro Nós! -BPS


O BPS promoveu à menos de um ano a Campanha, "EPI Salva-Vidas", que contou com a colaboração de várias entidades ligadas ao socorro e aos bombeiros na tentativa de criar cada vez mais uma mentalidade ligada para a protecção individual em todas as situações de perigo para a integridade física do bombeiro.

Durante 5 dias o BPS encheu-se de 15 mensagens de personalidades e outros suportes multimédia relacionados com o tema. Ainda nem um ano passou e nunca é demais recordar algumas das palavras ditas por quem participou de forma voluntária e desinteressada na campanha, ajudando da forma que estava ao seu alcance a passar esta importante mensagem:

EPI SALVA-VIDAS!

CMDT Jaime Soares: A protecção individual do bombeiro é tão importante - ou mais ainda - como a dotação de quaisquer outros meios operacionais.

Sérgio Cipriano, Bombeiros.pt: A formação é a base do conhecimento e da segurança dos bombeiros, no entanto, é descurada como são as políticas de reequipamento.

Luís Gaspar, Ex- Administrador do BPS: “Não esta devidamente uniformizado com o EPI completo não entra na viatura”,

Engº Pedro Lopes, INEM: A própria farda, as luvas de protecção clinica, as mascaras faciais, os óculos de protecção, as botas ou sapatos de protecção constituem o equipamento indispensável à protecção do bombeiro

Rui Silva, APBV: Pensem sempre naqueles que amamos antes de saírem para o serviço e que isso seja motivo de redobrado empenho também na utilização dos EPI.

CMDT Paulo Vitória, AHBV Oliveira de Azeméis: Que não sejam precisos mais Verões Negros (como o que passamos) para tomarem a decisão de agir preventivamente e proteger aqueles que vos rodeiam!...

Fernando Curto, ANBP: Os EPI desempenham, desta forma, uma importância fundamental para o desempenho de profissões como a de bombeiro. A sua utilização deve ser incentivada, apoiada e financiada de forma adequada, de modo a que, quem socorre, não se transforme em vítima.

Carlos Pinheiro, LBP: O capital mais importante de qualquer organização que se preze é exactamente o capital humano que não pode ser usado e descartado como se fosse um par de luvas ou um fato-macaco, mas sim preservado em tudo o que diga respeito à sua protecção e segurança individual.

Rui Rama da Silva, Director do Jornal Bombeiros de Portugal e Vice-Presidente da LBP: Para salvar é preciso saber fazer. E isso exige, também, saber proteger-se. Para que numa situação concreta de risco, o bombeiro não hipoteque o seu futuro e, também, aquilo que gosta de fazer e para o qual se treinou, adquiriu competências e experiência.

Duarte Caldeira, Ex-Presidente da LBP: Os equipamentos de protecção, incluindo o ARICA, são efectivamente caros. Mas, seguramente, a vida e a saúde dos bombeiros, justifica todo e qualquer custo material.

Obrigado a todos os que humildemente participaram na tentativa de evitar a perda de mais vidas humanas ou como alguém disse: para não "hipotecar o seu futuro e, também, aquilo que gosta de fazer e para o qual se treinou, adquiriu competências e experiência". A vossa mensagem não foi esquecida e é importante que todos a relembrem e façam dela palavras sábias e de execução imediata.
Leia Mais em: http://bombeirosparasempre.blogspot.com/#ixzz1otjcG7eI

Sem comentários: