segunda-feira, 19 de março de 2012

Bombeiros Vão Receber Mais Três Cêntimos Por Quilómetro no Transporte de Doentes Não Urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) chegou nesta sexta-feira finalmente a acordo com o ministério da Saúde sobre o novo regulamento de transporte de doentes não urgentes.

Um dos pontos fulcrais pelos quais a LBP se batia era o aumento do preço pago por quilómetro, que vai passar de 48 cêntimos para 51 cêntimos, valor que fica muito aquém do pretendido (63 cêntimos). O MS comprometeu-se, por outro lado, a pagar a dívida acumulada até ao final de Abril.

“Não é um acordo mau nem bom, é o possível”, declarou o presidente da LBP, Jaime Marta Soares, à saída da reunião com o secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira.

Admitindo que ambas as partes “tiveram que ceder”, Manuel Teixeira classificou este acordo como “benéfico”. E destacou o facto de passar a haver uma plataforma que vai permitir definir os “melhores percursos” para o transporte de doentes não urgentes e poupar dinheiro.

A possibilidade de viaturas ligeiras simples passarem também a fazer transporte não urgente, apesar de contestada pela LBP, vai mesmo avançar. Os bombeiros continuam a assegurar o transporte em ambulâncias.
Fonte: Público

Sem comentários: