segunda-feira, 19 de março de 2012

Comparar sua saúde à de outras pessoas altera o humor

É comum, quando não temos certeza, reduzir nossas dúvidas nos comparando a outras pessoas na mesma condição. Quando o assunto é saúde, comparar nosso estado ao de outra pessoa com a mesma doença pode tanto melhorar nossa autoestima como também nos deprimir ainda mais.

A conclusão é fruto de uma síntese qualitativa de 30 estudos sobre o assunto, realizada por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânea, nos EUA, e publicada no periódico Health Psychology Review. Para os autores está claro que a comparação social traz impactos à saúde e ao bem-estar.

“Mas os resultados são contraditórios. Ao mesmo tempo em que alguns estudo afirmam que olhar para a condição do outro e pensar que estamos melhor aumenta eleva nossa autoestima, outro estudos apontam exatamente o oposto”, explica Josh Smyth, principal autor do estudo.

Para Smyth e sua equipe, esta contradição se deve a uma questão de foco e isto tem relação direta com traços de personalidade, humor e outros fatores variáveis.“Entender o processo de comparação social pode melhorar a maneira como os exemplos de comportamento positivos e negativos são usados”.

Sem comentários: