segunda-feira, 12 de março de 2012

AFOCELCA

Por vezes lemos ou ouvimos em noticias que os trabalhos de combate ao incêndio contaram com a ajuda da AFOCELCA.

Mas quem é esta entidade?
Para onde e para quem trabalha?

Fica aqui uma breve explicação sobre a entidade em questão.

A AFOCELCA é um Agrupamento Complementar de Empresas, criada em 2002 pela união de esforços entre as empresas Aliança Florestal (Grupo Portucel-Soporcel), Celbi (Stora-Enso), e Silvicaima (Caima).

Actualmente, o agrupamento mantém-se com as empresas florestais do grupo Portucel - Soporcel e do grupo ALTRI.

Desde a sua criação que a AFOCELCA se tem revelado como uma iniciativa de sucesso em Portugal, quer pelos resultados obtidos, quer pelos critérios e praticas de actuação que foram também incorporados pelas instituições do sistema nacional de protecção contra incêndios florestais.

Neste contexto, nos últimos anos a AFOCELCA tem sido referida como uma organização de boas práticas e de modelo a seguir em vastos domínios da Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

Desde 2005 a AFOCELCA integra o dispositivo nacional de defesa da floresta contra incêndios florestais (DFCI), da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

A nível internacional, a AFOCELCA integra como membro fundador, a “Aliança para Acções em Manejo do Fogo”, estabelecida em 16 de Maio 2007 durante a 4ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais realizada em Sevilha, Espanha.

Representando um investimento na ordem dos 2 milhões de euros anuais, a AFOCELCA através da criação de uma estrutura eficiente e flexível, tem como objectivos reduzir os custos de protecção e minimizar os prejuízos que os incêndios florestais representam para as empresas do ACE, detentoras de mais de 250 mil hectares de floresta em Portugal.

A AFOCELCA tem uma organização simples, funcional e orientada para uma rápida tomada de decisões e cumprimento dos seus objectivos.

Assim, a AFOCELCA contempla um esquema organizativo com um Conselho de Administração formado por um administrador que representa cada uma das empresas agrupadas, e cujas funções são definir as políticas gerais da AFOCELCA, aprovar os orçamentos anuais, aprovar a incorporação de novas instituições, bem como o relacionamento externo do ACE; um Director Executivo, com a função de administrar e dirigir os meios da AFOCELCA conforme as políticas e critérios definidos pelo Conselho de Administração e um Conselho Técnico, conformado por representantes técnicos das empresas agrupadas, cuja função é apoiar a gestão do director executivo e representar o parecer técnico individual das empresas agrupadas.
Fonte: http://195.8.58.171/?mid=3&zona=Organização#
por:FIRESHELTER52

1 comentário:

Anónimo disse...

como ser combatente afocelca?