quarta-feira, 21 de março de 2012

Conselho Português para os Refugiados pede alimentos

Dinheiro do Governo não chega para a organização apoiar grávidas, crianças e idosos. Santa Casa da Misericórdia deixou de apoiar grupo de refugiados.

O Conselho Português para os Refugiados (CPR) está a lançar um apelo inédito à doação de alimentos e outros bens de primeira necessidade para que a organização não-governamental (ONG) possa continuar a ajudar quem foi obrigado a fugir do país de origem.

Em causa está uma grave situação de carência financeira devido ao aumento dos pedidos de asilo em 2011 (175, mais 50 que no ano anterior) e à decisão da Santa Casa da Misericórdia de deixar de apoiar um grupo de 109 pessoas que até Outubro contava com o auxílio da instituição. No centro de acolhimento do CPR, que tem lotação para apenas 42 pessoas, estão neste momento 92 refugiados, incluindo grávidas, crianças e idosos.

O CPR já pediu um reforço de verbas ao Ministério da Administração Interna, mas segundo declarações à TSF da presidente da organização, Teresa Tito Morais, ainda não há luz verde do Governo. Estão também em risco os salários dos funcionários.

Entre os produtos pedidos pelo CPR estão arroz, conservas, enlatados, batatas, massas, lacticínios, vegetais, frutas, ovos, óleo e margarina. A organização pede aos doadores que evitem entregar produtos com carne de porco, dado que muitos refugiados são provenientes de países islâmicos. O CPR precisa ainda de outros bens de primeira necessidade como fraldas, leite para bebés e papas para bebés.

A organização sublinha que os refugiados não contam com familiares nem com outras redes de apoio em Portugal, nem podem regressar aos seus países de origem por razões de segurança.

Em época de preenchimento das declarações de IRS, o CPR recorda ainda que os contribuintes podem ajudar a instituição sem qualquer custo, inscrevendo o número 503 013 862 no quadro 9 do anexo H do documento da declaração. Desta forma, 0,5% do imposto já liquidado é doado à organização de apoio aos refugiados.

O CPR, com sede na Avenida Vergílio Ferreira em Chelas, Lisboa, pode ser contactado através do telefone 21 831 43 72. O centro de acolhimento para refugiados situa-se no concelho de Loures, na Rua Senhora da Conceição, Bairro dos Telefones, na Bobadela. O site da instituição está alojado em www.refugiados.net .

Sem comentários: