quarta-feira, 28 de março de 2012

Federação de Bombeiros do Distrito de Vila Real Com Nova Composição

Fernando Queiroga dos Bombeiros Voluntários de Boticas tomou posse como presidente da federação.

O Presidente dos bombeiros de Boticas, Fernando Queiroga, é o novo presidente da federação de bombeiros do distrito de Vila Real. A eleição e a cerimónia de tomada de posse realizou-se no salão nobre dos bombeiros de Vidago no dia 26 de Março de 2012.

Os novos órgãos empossados têm como presidente da mesa da assembleia geral é José Eduardo Machado Alves Quinteiro, de Vila Pouca de Aguiar, o vice-presidente é José Jesus Leite Pereira, dos bombeiros de Santa Marta de Penaguião, o secretário é Ilídio Santos Pinto, de Provesende. O suplente é José Alexandre Teixeira Pinheiro, de Murça.

A direção tem como presidente Fernando Eirão Queiroga, dos Bombeiros de Boticas, o vice-presidente administrativo é António Eduardo Morais Batista Santos, de Montalegre, vice-presidente operacional, Joaquim Belmiro Alves de Oliveira Teixeira, de Murça, como tesoureiro Albano José Ferreira Maio, de Mondim de Basto, como vogal António Manuel Cardoso Fonseca, comandante dos bombeiros do Peso da Régua, e como suplentes da direção Manuel Orlando Fernandes Alves, de Salto e José Carlos Oliveira Lopes Rebelo de Alijó.

O conselho fiscal é liderado por Alceu Mendes da Costa, de Sanfins do Douro, que tem como vice presidente Paulo Jorge Peres Teixeira da Silva, de Mesão Frio, e como relator José Jorge Leite Campos, de Cerva. O suplente deste órgão é Joaquim Cesar Azevedo Barros, de Favaios.

Fernando Queiroga, como primeiro comentário à sua eleição referiu que o objetivo para este mandato, passa por conseguir uma maior aproximação dos corpos de bombeiros à federação.

Não se cansa de afirmar que já foi bombeiro e aceitou o desafio por conhecimento da causa e gosto pessoal. Fernando Queiroga, foi candidato único à presidência da Federação Distrital de Bombeiros de Vila Real.

Assumi este desafio porque os bombeiros estão a passar por um mau bocado, admite Fernando Queiroga, convicto que a sua experiência e os conhecimentos que adquiriu ao longo destes anos, o ajudarão a desempenhar as novas funções. Como objetivo primordial, destaca a concertação de posições relativas aos interesses dos bombeiros de modo a fazer chegar as suas reivindicações à Liga dos Bombeiros Portugueses e ao Governo.

A minha prioridade será que as associações do distrito de Vila Real tenham uma voz ativa, na tomada de decisões do Governo relativas aos bombeiros, e que tudo seja equacionado para que sejam atendidas as necessidades básicas das corporações.

Contudo, não esperamos facilidades. Em cima da mesa, estarão questões como os subsídios, insuficientes para garantir a sustentabilidade da atividade dos Bombeiros. Há no nosso distrito associações a passar por severas dificuldades algumas Já despediram pessoal e outras estão na iminência de fechar portas como já aconteceu com os Bombeiros de São Mamede de Ribatua.

Para ajudar ainda mais, surge agora a intenção do INEM em servir-se dos bombeiros que, em atitude de pura chantagem, pretende passar a posto de reserva todas as Associações de Bombeiros que não possuem (PEM). Com esta atitude, o INEM pretende continuar a explorar os Bombeiros num serviço que é da sua inteira responsabilidade o (transporte de doentes urgentes) e, pasme-se pagando apenas a 30 cent. O Km cabendo aos bombeiros a responsabilidade das ambulâncias, a sua manutenção, os combustíveis e ao pagamento da respetiva tripulação. Se esta atitude irresponsável do INEM vier a ser posta em prática é mais que certo que milhares de cidadãos irão ficar sem socorro urgente e pré-hospitalar. Esta será provavelmente a primeira batalha da direção agora empossada.
Augusto Oliveira - BV Vidago

Sem comentários: