sexta-feira, 23 de março de 2012

Dificuldades técnicas atrasaram processamento de salários na ULS

Está atrasado o pagamento dos salários, referentes ao mês de Março, dos cerca de dois mil funcionários da Unidade Local de Saúde do Nordeste. Habitualmente, o processamento dos vencimentos é efectuado no dia 21 de cada mês, mas a direcção dos recursos humanos da ULS do Nordeste já avisou que o pagamento das remunerações só deve acontecer, curiosamente durante o próximo fim-de-semana, alegando questões técnicas.

Normalmente, os profissionais dos três hospitais, dos 15 centros de saúde e dos três serviços de urgência básica do distrito de Bragança e ainda de Vila Nova de Foz Coa recebem os seus vencimentos ao dia 21 de cada mês. No entanto, este mês isso não aconteceu.

Ao que apurámos, a direcção dos recursos humanos da ULS do Nordeste justificou, internamente, que este atraso fica a dever-se ao facto do processamento do ex-Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste, ter sido devolvido por Braga, no início do mês e dado ter sido acordado na Administração Central do Sistema de Saúde, que o processamento do mês de Março seria realizado pela Direcção de Recursos Humanos da Unidade Local de Saúde do Nordeste.

Tal situação, segundo esta estrutura, terá provocado grandes modificações a nível de processamento, nomeadamente a responsabilidade de processar um universo de trabalhadores substancialmente maior, com as dificuldades advenientes de um processo, que a nível técnico, trouxe grandes transtornos.

Na nota interna a que tivemos acesso, a direcção dos recursos humanos da ULS do Nordeste adianta ainda outros factores para este atraso ligados à necessidade de processar abonos de meses em atraso e de correcção urgente de diversas situações pendentes. Para além de pedirem compreensão pelos incómodos provocados aos cerca de dois mil colaboradores pela demora neste processamento, a direcção dos recursos humanos avança que o pagamento das remunerações será efectuado entre os dias 23 (sexta-feira) e 25, curiosamente um domingo.

Confrontado com esta situação, a direcção dos recursos humanos da ULS do Nordeste não quis prestar declarações gravadas, mas o gabinete de imprensa sempre adianta que o atraso fica a dever-se à unificação da base de dados e à uniformização de procedimentos, revelando que os salários devem ser liquidados esta sexta-feira.
Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários: