segunda-feira, 19 de março de 2012

Bombeiros Ameaçam Entregar Ambulâncias ao INEM

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ameaça entregar as ambulâncias de emergência ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), caso as duas entidades não cheguem a acordo quanto aos valores a pagar por cada socorro prestado.

O presidente da LBP, Jaime Soares, afirma que as corporações apenas querem ser ressarcidas dos verdadeiros custos que têm com o serviço de emergência prestado. “Eles até podem dizer que não têm dinheiro, mas isso é um problema deles”, refere.

À margem da inauguração de um monumento de homenagem aos bombeiros, em Pedrógão Grande, presidida pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jaime Soares referiu que o INEM vai ser uma “nova etapa” nas discussões da Liga e adiantou que as cerca de 280 ambulâncias que estão nas corporações “custam menos que as 60 que são geridas directamente pelo INEM”, adiantando que as tripulações “têm os mesmos conhecimentos e a mesma formação”.

Segundo o presidente da LBP, na situação actual, os bombeiros “têm um prejuízo na ordem dos 60%” com as emergências prestadas ao serviço do INEM.

Jaime Soares refere-se às “gorduras” e aos “gastos principescos” do INEM para afirmar que “a filosofia está errada”, acrescentando que “muitas vezes há duplicidade de viaturas e de equipamentos nos próprios teatros de operações”.

“A única coisa que queremos é ser parceiros essenciais como prestadores de um serviço público”, considera o presidente da Liga, exigindo que os serviços prestados pelos bombeiros sejam “analisados pela especialização e qualificação que têm” e, assim, ressarcidos dos “valores compatíveis” com esse mesmo serviço.

“O que pretendemos é que sejam feitos estudos, por entidades independentes, sobre a actividade de cada um, os custos e aquilo a que cada um tem direito”, considera Jaime Soares, avisando que, “para grandes males, grandes remédios”.

O presidente da Liga deixa um aviso: “Se o INEM não estiver receptivo nós vamos abrir-lhe um pouco os olhos” e “tomaremos as atitudes públicas consentâneas com a atitude que eles tiverem connosco”.

Uma das medidas, segundo Jaime Soares, poderá passar por entregar as 280 ambulâncias ao INEM para que “sejam eles a socorrer as pessoas”.
Fonte: Publico

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto anda aqui uma salada russa que só visto, o Sr Presidente da Federação de Bombeiros de Bragança quer um posto(PEM)em todas as Corporações de Bombeiros do Distrito o Sr Presidente da Liga Bombeiros ameaça entregar as 280 ambulâncias do INEM que estão a cargo dos Corpos de Bombeiros, a final o que querem os Srs Presidentes.
Ps Já que vão entregar as ambulâncias que mandem uma para a Torre D. Chama outra para Crrazeda de Ansiães e outra para Alfândega da Fé que andam com as ambulâncias de emergência podres de velhas. LOL

Anónimo disse...

em torre há uma nova ambulancia comprada com dinheiro da associação e em carrazeda uma oferecida por uma empresa de vinhos.
em quanto a entregar ambulancias, os de foz coa nao vao gostar da ideia, pois estiveram muitos anos a lutar por uma ambulancia e há pouco receberam-na.

Anónimo disse...

Esta cá me fica os Bmbeiros da Torre D. Chama e Carrazeda de Ansiães comprarem ambulâncias de socorro é uma vergonha então os impostos que pagam e os seguros dos carros é paga a taxa ao INEM, o INEM é que deve socorrer ou dar condições aos Bombeiros para que estes possam socorrer devidamente se não que façam eles o socorro, só por acaso a obrigação é deles, os bombeiros da Torre e Carrazeda deviam de investir numa viatura de desencarceramento para abaterem os carroços que estes dois C.B têm.
Comprar ambulâncias para fazer o trabalho do INEM desse mal estava o INEM livre se eu fosse Presidente desses dois C.bs