segunda-feira, 19 de março de 2012

Idosa viveu três semanas em maca da urgência

Se não está falido, o setor social está perro. Custa a perceber como uma idosa passou 23 dias na urgência do Hospital de Santo António, no Porto, sem estar doente. Não tinha para onde ir e ali cuidaram dela.

Fernanda mudou-se em miúda de Padronelo para o Porto, e desse tempo vêm os olhos que se acendem com a memória da neve no Marão. Mas as mãos calejadas, as rugas e o corpito mirrado dão-lhe outra idade, talvez não tanta como os 81 anos que de facto conta. Sozinha, caiu em casa, um quinto andar em velho prédio da velha Rua de S. João, e teve a sorte de darem com ela estendida e a levarem ao hospital. Nada os exames revelaram, mas percebeu-se então que não poderia regressar à casa, insalubre e degradada.

Logo os serviços sociais do hospital começaram a mexer cordelinhos sem os conseguirem desatar: não houve resposta da Segurança Social, e só ontem outro contacto deu frutos: a Nandinha, como há quem a trate carinhosamente na sala de decisão clínica em que tem passado os dias, vai hoje, pela mão de uma sobrinha-neta, para o lar da Associação Social Cultural de S. Nicolau, onde reside uma irmã e cujo centro de dia já frequentava.
Fonte:JN

Sem comentários: