sexta-feira, 25 de março de 2011

Parabéns ao GIPE pelos 10 Anos

O GIPE, sigla de Grupo de Intervenção Permanente, fez no mês de Fevereiro 10 anos. A comemoração surgiu ontem, dia 24 de Março nas instalações do quartel onde foi realizado um jantar e uma fotografia de "Familia".

Este grupo, composto por 8 elementos, foram o primeiros grupo profissionalizado da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança. O GIPE foi criado em 2001 no primeiro dia de Fevereiro, tendo um vinculo contratual com 3 entidades, a Associação de Bombeiros, o Município e entidade gestora da Protecção Civil, na altura o SNB, sendo os termos dos contratos muito semelhantes aos das EIP´s.

Em 2001 a necessidade de um socorro profissionalizado foi o mote para a Direcção, na altura presidida pelo Sr. Vítor Barata, e o Comandante Fernando Henrique Fernandes concretizarem a criação do grupo nesta corporação. O actual presidente da Câmara da Bragança, Eng Jorge Nunes, assinou o protocolo com o Serviço Nacional de Bombeiros, na altura comandando o Comando Distrital de Operações de Socorro, o Inspector Vítor Vaz Pinto. No inicio o GIPE era de 7 elementos, mas a Direcção da A.H.B.V.B. entendeu por bem assegurar os custos de mais um elementos, passando a ser constituídos por 8 elementos. Este tipo de protocolo foi ainda celebrado com mais 7 corporações de Bombeiros pelo país.

O GIPE é constituído por 8 elementos, e têm como funções todo o serviço de emergência dentro da Área de Actuação Própria do Corpo de Bombeiros de Bragança, ou para fora caso o CDOS necessite. Os elementos do GIPE têm formação diversa, envolvendo já praticamente todas as áreas especializadas do socorro e protecção civil.

Os actuais elementos ainda são praticamente todos os que iniciaram á 10 anos , excepto os 2 elementos mais novos que entraram para substituição de uma saída e de uma deslocação para o cargo de comando do actual 2º Comandante.

O trabalho do GIPE acaba por ser de 24h horas, pois mesmo fora do horário de serviço eles mantêm-se contactáveis e prontos para qualquer situação.



1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens a todos ! comtinuem o bom trabalho!
Desejo-vos saude e sorte para continuarem o bom trabalho e para enfrentarem as adversidades do dia-a-dia! bjs