sexta-feira, 11 de março de 2011

Centenas de mortos no violento sismo que atingiu o Japão


Um sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter, seguido de pelo menos quatro réplicas fortes, foi registado no Japão às 14.46 horas locais (5.46 horas em Portugal). É o maior sismo no país em 140 anos. Um tsunami de dez metros atingiu a costa de Sendai, no nordeste, e propaga-se, agora, pelo Pacífico, tendo já atingido o Hawai. A Polícia japonesa confirmou a existência de 310 mortos e 350 desaparecidos. Milhares de habitantes estão a ser retirados das proximidades de uma central nuclear que foi danificada pelo sismo.

O primeiro sismo, seguido de pelo menos quatro réplicas fortes, foi registado às 14.46 horas locais (5.46 horas em Portugal continental), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio e a 24,4 quilómetros de profundidade, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

Na sequência dos sismos foi gerado um tsunami com ondas de 10 metros que atingiram a região da Sendai. Em Fukushima as ondas atingiram sete metros de altura. Estas ondas vão propagar-se pelo Oceano Pacífico ao longo do dia, devendo atingir a América do Sul ao fim de 21 horas.
O primeiro balanço oficial divulgado pela Polícia Nacional tem vindo a ser actualizado e já atingiu as centenas. Dez horas após o sismo, foram confirmados 310 mortos, 350 desaparecidos e centenas de feridos. A maior parte destas vítimas foram encontradas numa praia de Sendai, uma das regiões mais atingidas pelo tsunami causado pelo terramoto.

As previsões da autoridades apontam agora para a possibilidade do número total de vítimas atingir as 1200 pessoas. A dificuldade em contactar as áreas atingidas tem impossibilitado obter números mais rigorosos.
Fonte JN

Sem comentários: