terça-feira, 22 de março de 2011

Japão: Tepco assume responsabilidades e pede desculpas pela crise nuclear

A Tokyo Electric Power Company (Tepco), empresa responsável pela exploração da central nuclear de Fukushima, resolveu assumir a responsabilidade pela situação actual e pediu desculpas às 200 mil pessoas que foram forçadas a abandonar as suas casas para evitar a radioactividade.

Durante uma visita a um ginásio em Tamura, que agora alberga refugiados, o vice-presidente da Tepco pediu desculpas pelo sucedido. «Lamentamos ter-vos causado tanto sofrimento», disse Norio Tsuzumi.

«Peço as mais sinceras desculpas. A nossa empresa causou ansiedade e danos aos habitantes em redor da central, da província de Fukushima e de todo o país», acrescentou, citado pela agência Kyodo.

Cerca de 200 mil pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas num raio de 20 quilómetros em redor da central de Fukushima. «A minha visita é tardia porque tive de gerir este problema com o Governo», justificou o responsável.

Já ontem, a empresa admitiu que as centrais de Fukushima Daiichi e de Fukushuma Daini foram atingidas por uma onda com 14 metros de altura, no dia do tsunami, quando o esperado era uma onda de 5,7 metros em Daiichi e de 5,2 metros em Daini. Os edifícios dos reactores situam-se a dez e 13 metros acima do nível do mar, tendo ficado parcialmente inundados.

A empresa reconheceu, depois, que subestimou a potência do sismo.

Fonte: Redacção A Bola

E se fosse em Portugal, será que o responsável por uma empresa publica víria pedir desculpa ao povo e assumir o erro?

Sem comentários: