sábado, 12 de março de 2011

CHNE implementa Via Verde de Traumatologia


O Centro Hospitalar do Nordeste vai ter uma Via Verde da Traumatologia. O projecto está em estudo e o director clínico admite que já começaram os contactos.

“Estamos a planear criar uma nova via verde que consideramos fundamental. É mais difícil porque envolve grupos profissionais mais alargados e estamos a sensibilizar” refere Sampaio da Veiga, acrescentando que “a via verde de trauma envolve cirurgiões e ortopedistas”.

O objectivo será tornar ainda mais rápida a assistência a doentes, sobretudo, o que resultam de acidentes.
“É uma via verde mais da área cirúrgica e traumatológica, de emergência e menos da parte médica” afirma. “Doentes de grande gravidade exigência uma intervenção rápida e atempada das especialidades” refere.

Para já não há uma data prevista para avançar mas Sampaio da Veiga admite que poderá ser nos próximos meses.
“Ainda não tenho uma data mas queremos avançar em meados deste ano” refere. “Há uma motivação da parte de cirurgia. Os ortopedistas é que se mostraram um pouco mais renitentes mas de certo que acabarão por participar” considera.

A Via Verde de Trauma junta-se às já existentes Via Verde do AVC e Via Verde da Sépsis, que recentemente ganhou um prémio das boas práticas em saúde.
FonteBrigantia

4 comentários:

Patrícia Antão disse...

Segundo estatísticas do CHNE, diminuiu o número de vitimas mortais desde que foi implementada a Via Verde Via Verde do AVC e Via Verde da Sépsis, das quais o CHNE foi tão bem reconhecido. A implementação da Via Verde da Traumatologia só nos ofereceria vantagens, uma vez que grande percentagem de urgência e emergência é do foro traumatológico…

LuísRock disse...

sempre podem começar a comprar mais colares cervicais, macas de vácuo e planos duros... assim escusam de reter meios de socorro ás 3 e 4 horas... é de louvar a iniciativa, mas seria de todo conveniente que não se esquecessem do mais básico...

Anónimo disse...

Sim sim mas não se esquecam que os profissionais têm de estar na urgencia porque se é para continuarem a estar costantemente no "bloco" mais vale estar quieto as vias verdes só são funcionais se os profissinais estiverem na urgencia aquando da chegada da vitima a unidade de saude senão não vale a pene..................

Anónimo disse...

Sempre os mesmos peritos a mandar postas de pescada...
Se um doente tiver realmente indicação para estar com plano duro e colar cervical, andar a trocar de material só porque dá jeito é um risco desnecessário. Se no cursinho de emergencia ensinaram de outra maneira, ensinaram mal.
É o que dá ter profissionais de saúde que não são profissionais, e que estão sempre mais preocupados com a hora de ir embora do que com os doentes que transportam.