quinta-feira, 31 de março de 2011

Incêndios: Suspensa criação de mais 60 grupos de prontidão, alertam bombeiros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses afirmou hoje que foi suspensa a criação de mais 60 grupos de prontidão, as Equipas de Intervenção Permanente, que têm um papel “fundamental” no combate a incêndios florestais.

Duarte Caldeira falava aos deputados durante uma audição hoje realizada na comissão parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

À saída da reunião, o presidente da LBP disse à agência Lusa que, no final de 2010 havia "120 equipas constituídas e havia um plano de, até final de 2011, puderem chegar às 180, e foram suspensas devido à falta de verba da Autoridade Nacional de Protecção Civil".

Estas equipas "são fundamentais para garantir prontidão e qualidade no socorro nos corpos de bombeiros voluntários e o adiamento da sua constituição adia a resolução de um problema que está identificado e que é de reforçar o voluntariado com equipas em permanência", acrescentou Duarte Caldeira.

Em meados de Fevereiro foi publicada uma portaria visando a manutenção por mais três anos das Equipas de Intervenção Permanente das associações humanitárias de bombeiros, um modelo que foi considerado adequado.

Estas equipas resultam da congregação de esforços entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil, as câmaras municipais e as associações humanitárias de bombeiros.

Cada equipa é composta por cinco bombeiros, totalizando actualmente 600 elementos, e tem como principal missão o combate a incêndios, como os florestais, e o socorro às populações em casos de acidentes e catástrofes.

Durante a audição, o presidente da Liga referiu-se a outras preocupações dos bombeiros relacionadas com o combate aos incêndios, como a necessidade de melhorar a articulação dos grupos de reforço, assim como da logística nas acções de luta contra os fogos, com a definição do papel das autarquias e da protecção civil.

Repensar o financiamento do sistema de combate a incêndios, que deve basear-se na tipificação dos grupos de bombeiros, e nos recursos que necessitam consoante a sua localização, foi outro assunto focado por Duarte Caldeira.
Fonte: Agroportal

Sem comentários: