quinta-feira, 24 de março de 2011

Bragança: CHNE contrata imunohematologista

O Centro Hospitalar do Nordeste conta a partir de Abril com mais um especialista. A partir do próximo dia 4 a unidade de Bragança vai contar com um imunohematologista. É a primeira vez que o centro hospitalar conta com esta especialidade nos seus quadros.

Sampaio da Veiga, director clínico do Centro Hospitalar, salienta a importância desta contratação para o Nordeste transmontano. “[Vai] dirigir o serviço de sangue e transfusões, que é um serviço extremamente importante e rigoroso”. “Tínhamos um apoio à distância, do Instituto Português do Sangue, mas que agora é assumido directamente no terreno pelo Dr. António Magalhães, médico que, tendo até agora trabalhado no hospital de Vila Nova de Gaia, decidiu vir trabalhar connosco”, acrescenta Sampaio da Veiga.

O director clínico do Centro Hospitalar do Nordeste entende que a existência de um imunohematologista vai, não só aumentar a segurança dos pacientes, como vai promover uma mais eficaz racionalização de recursos. “O que estamos a tentar com este novo especialista é que façamos o mesmo trabalho com mais segurança e, ao mesmo tempo com menos custos. [O médico imunohematologista] vai introduzir protocolos e orientações que vão melhorar os próprios consumos”.

Apesar da falta de médicos sentida em Bragança, à semelhança do Norte do País, Sampaio da Veiga assume que o processo que levou à contratação do novo especialista não foi fácil, uma vez que “ninguém quer perder um especialista desta área, que não são muitos”. O director clínico acrescenta que “a vontade do médico foi fundamental, mas para ultrapassar as dificuldades para que os próprios conselhos de administração de Gaia permitisse que ele saísse, foi preciso envolver conhecimentos e contactos dentro das várias estruturas relacionadas com a direcção dos serviços de saúde no Norte do País”.

Novo clínico inicia funções em Bragança no início de Abril.
Fonte RBA

Sem comentários: