Pela primeira vez na história do INEM foi feito um estudo - realizado relativamente ao mês de Setembro de 2011 - para procurar quantificar uma dificuldade desde sempre sentida pelos Operadores dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU): a dificuldade em obter a localização das ocorrências. Esta dificuldade na localização acontece por diversos motivos:
- A chamada que é encaminhada pelo 112 para o CODU do INEM não vem georreferenciada;
- O contactante fornece uma localização errada e/ou incompleta;
- O Operador do CODU tem dificuldade no registo da informação;
Alguns exemplos concretos: ruas num mesmo Concelho com o mesmo nome; Freguesias e localidades com o mesmo nome em Concelhos Diferentes ; Pessoas que no stresse da situação de emergência não conseguem presença de espírito para indicar o local onde estão; acidentes em locais desconhecidos para os envolvidos, incapazes de dar indicações concretas do local, etc.
Assim, do levantamento efectuado no referido mês, constatou-se que das 90.244 chamadas recebidas nos CODU do INEM, em 643 casos houve necessidade de contactar o local para apurar dados mais detalhados para o encaminhamento dos meios de socorro. Ou seja, em causa estão 0,7% das chamadas. Em todos os casos o meio foi imediatamente accionado, enquanto decorria a confirmação da morada exacta e o socorro nunca foi posto em causa.
Daí o apelo que sistematicamente o INEM faz à população:
A emergência médica começa em si! Colabore com o INEM: juntos podemos salvar vidas!
Informe, de forma simples e clara:
-O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
-A localização exacta e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
-As queixas principais e as alterações que observa;
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