quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Risco de AVC determina também problemas de memória

Os mesmos factores de risco para Acidente Vascular Cerebral (AVC) - tensão arterial alta, tabagismo e diabetes - podem provocar também problemas cognitivos, como perda de memória. Os pesquisadores acompanharam 23.752 pessoas com idade média de 64 anos. Elas não tinham sofrido derrame cerebral e não apresentavam problemas de memória no início da pesquisa. Os voluntários, então, foram submetidos a uma análise capaz de determinar se uma pessoa tem risco de sofrer acidente vascular no futuro. A projeção, chamada de Stroke Risk Profile (Perfil de Risco de Derrame) é feita a partir de factores como idade, pressão arterial, nível de escolaridade, histórico de doença cardíaca, tabagismo, diabetes e aritmia cardíaca.

Nos quatro anos em que foram acompanhados, 1.907 voluntários desenvolveram problemas de memória e outras alterações na função cognitiva. O estudo mostrou que, quanto maior a pontuação das pessoas no Stroke Risk Profile, maior seriam as chances de desenvolverem problemas cognitivos depois de quatro anos.

“ O nosso estudo sugere que essa escala criada para determinar o risco de acidente vascular cerebral também pode servir para detectar o risco de problemas cognitivos”, disse Frederick Unverzagt, da Indiana University School of Medicine.

De acordo com os pesquisadores, pessoas que sofriam de hipertrofia cardíaca (quando há sobrecarga do coração por aumento da pressão ou volume de sangue) tinham mais chances de ter problemas de memória no futuro. “É preciso prevenir e tratar a tensão arterial alta para evitar problemas cognitivos”, diz Unverzagt.

Sem comentários: