sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bombeiro Notificado Injustamente pela ASCENDI Para Pagamento de Portagem

Foi com muito espanto que João Granadeiro, elemento da Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros de Bragança recebeu uma carta da ASCENDI, durante a semana passada.

Trata-se de uma notificação, por falta de pagamento das taxas de portagem, que nos termos do nº1 do art. 10º da lei nº 25/2006 de 30 de junho, sendo este o titular de uma viatura que supostamente transpôs as barreiras de portagem concessionadas pela empresa ASCENDI, têm 15 dias para efectuar o pagamento das taxas de portagem.

Ora, o insólito vêm quando nos dados referentes aos locais de passagem, horas e dias, o mesmo admite ter a viatura parada no quartel pois encontrava-se envolvido operações de combate a incêndios, provando-o com copias de relatórios de ocorrência. A matricula da viatura identificada pela ASCENDI coincide com a matricula da carrinha que este possui. Mas a notificação vêm em como se de uma viatura de classe A se trata-se e carrinha de João Granadeiro á classe B.

Os locais de passagem foram na zona do Porto, e ao todo tiveram um custo de 4.83€. Custos esses, que segundo a carta, têm de ser liquidados com o nome do titular do documento de identificação do veiculo, cuja apenas a matricula é confirmada. Segundo a notificação, as advertências para o não pagamento voluntário da totalidade das infracções, mencionadas na descrição sumária de infracções, multiplicam-se como que obrigando a pessoa visada a pagar, ou (como geralmente acontece) acarretando o seguimento do processos e agravamento das coimas. Pedindo aconselhamento, este acabou por pagar e depois reclamar.

Para reclamar da situação utilizou a linha de apoio a clientes 707 20 25 25, tentando 3 vezes, e tendo sido sempre pedido para falar com um operador, e segundo uma opção que a ASCENDI dispõe, deixando o numero de contacto, a concessionária retorna a chamada para o cliente no prazo de 48h. Mas fim de 96h ainda não foi contactado.

Declaradamente relutante quanto á falta de respeito da ASCENDI para com os supostos clientes, João considera  estarem, tanto ele como a ASCENDI, a ser vitimas de burla. "Só pode ter havido falsificação de matriculas. Não há outra solução. Mas a Ascendi não devia poder notificar sem confirmar se a matricula corresponde mesmo á viatura, já que têm acesso pela matricula ao dono da viatura, também tem acesso ás carateristicas da viatura e por isso estão a aproveitar-se de nós para terem o pagamento de serviço efectuado, não interessando se acabam por lesar inocentes." diz-nos o lesado. A partir de agora João ainda vai tentar receber mais esclarecimento de como pode reclamar o processamento indevido da taxas de portagem. "Não é pelo dinheiro, que neste caso até foi pouco e já paguei para não aumentar, mas se já aconteceu uma vez pode voltar a acontecer, e esta empresa aproveitar-se-á sempre de nós".

Connosco, foi tentado mais um contacto pela linha de apoio ao cliente afim de serem considerados mais esclarecimento para, pelo menos, reclamar a situação, mas a resposta foi apenas do atendedor de chamadas.

Este caso não é único e está a aparecer mais frequentemente com habitantes transmontanos. Recentemente tivemos conhecimento, via facebook,  de mais notificações para pagamento a outros habitantes de Bragança, tendo neste caso os lesados exposto a situação pela qual passaram, e tendo sido comum a falta de resposta, considerada falta de respeito, da ASCENDI com os utilizadores da vias concessionadas, a falta de fiscalização, o desleixo e pouco ética por apenas se limitarem ao mínimo, identificar o titular da viatura da matricula identifica e depois este que se desenrasque! Para uma empresa que vai tomar contacto com o quotidiano dos transmontanos, achamos que será da pior forma que estão a chegar a este distrito.

3 comentários:

Anónimo disse...

era foder con pedras ás camaras!
se houver funcionarios em cabines, isto nao acontecia, mas ter funcionarios nao sai tao rentavel.
coitados como tam tao poucos lucros...

Anónimo disse...

Anónimo: estou contigo!
É PRECISO HAVER FOME GENERALIZADA PARA SE TOMAR UMA ATITUDE??? JÁ FALTOU MAIS!!!!
Juntemo-nos todos!

Anónimo disse...

A mim aconteceu-me o mesmo anteontem, quando recebo uma carta notificativa para pagar portagens de uma auto-estrada por onde eu nunca passei. Nem sou da zona, nem passei lá. Estas passagem foram sempre efetuadas às segundas feira,s durante 2 meses, em horários fora do comum (4h.., 6h...).