segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Estado do tempo até 04 Dezembro 2011 - Humidade e frescura inicial , para depois algum alivio no final!

Nunca é demais recordar o fenómeno El Niño/La Niña


Caros concidadãos,
A situação sinóptica nos próximos 10 dias, onde após o 6º dia, saliento que a fiabilidade diminui, pelo que é aconselhável a consulta.

Na próxima fase de Quarto Crescente iremos assistir à alteração de padrão atmosférico, com uma sucessão de diferentes estados de tempo, desde alguma chuva mais a Norte, passando pelo frio e alguma neve para as terras altas acima dos 1200/1400m e até, a formação de nevoeiros matinais com posterior inversão térmica nocturna para o fim-de-semana.

Esta situação deve-se ao deslocamento do Anticiclone dos Açores, para junto da Ibéria mas com um retrocesso ligeiro para W, com a respectiva injecção de ar mais húmido e fresco de Noroeste, provocando a primeira grande sensação térmica de frio da época (uma ligeira amostra normal para época), cujo Inverno Climático começa a 01 de Dezembro 2011.

Resumindo, alguma chuva entre 29 Novembro e 02 de Dezembro, embora com alguma alternância, com períodos de Sol e nebulosidade e com mudança de fluxo atmosférico, altura onde espero uma nova mudança de padrão.

 “Em Dezembro treme o frio em cada membro;"

Assim iremos ter:

Dia 28 – 2ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto espera-se um aumento da nebulosidade logo pelo início da manhã, nas regiões a Norte do Mondego.. Espera-se ainda, uma ligeira descida das temperaturas mínimas e a formação de geadas, com acentuado arrefecimento nocturno.
-1 a 13ºC 11 a 21ºC
Vento fraco de Noroeste (<20km/h, mas podem ocorrer rajadas até 40km/h no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 29 – 3ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado em todo o território e a probabilidade de um aumento da nebulosidade e a ocorrência de períodos de chuva fraca no Minho e Douro Litoral pela noite dentro. Espera-se ainda a formação de nevoeiros matinais e uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 12ºC 10 a 17ºC
Vento moderado de Oeste (20 a 30km/h, com rajadas até 40km/h no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 30 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com ocorrência de Aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 1400m, mas descendo de cota durante a madrugada/manhã para os 1200m, mas somente no Norte e Centro.
Espera-se ainda a formação de nevoeiros matinais e uma descida das temperaturas máximas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 11ºC 08 a 15ºC
Vento moderado de WSW (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 60km no Litoral Sul e terras altas)

Dia 01 – 5ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com ocorrência de Aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 1200m, mas descendo de cota durante a madrugada/manhã para os 1000m, mas somente no Norte e Centro.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 11ºC 08 a 15ºC
Vento moderado de Norte(20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 60km no Litoral Sul e terras altas)

Dia 02 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com ocorrência de Aguaceiros fracos e pouco frequentes, que poderão ser de neve acima dos 800m, mas subindo de cota durante a noite para os 900m nas regiões do Norte e 1000m no Centro, não esperando precipitação nas restantes regiões. Espera-se ainda a formação de nevoeiros matinais e uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 09ºC 07 a 14ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 60km no Litoral Sul e terras altas)

Dia 03 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto, apresentar-se-á muito nublado a partir da tarde, em especial a Sul do Mondego, onde existe a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva para a noite. O frio será intenso devido ao vento moderado.
Espera-se ainda a formação de nevoeiros.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 10ºC 08 a 16ºC
Vento moderado de NW (30 a 40km/h, com rajadas até 60km/h no Litoral Oeste e terras altas para a noite)

Dia 04 - Domingo
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território e a probabilidade de formação nevoeiros até ao início da manhã. Espera-se ainda, uma ligeira descida das temperaturas mínimas e a formação de geadas, com acentuado arrefecimento nocturno.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 10ºC 10 a 17ºC
Vento moderado Norte (25 a 35km/h, com rajadas até 45km/h no Litoral Oeste e terras altas para a noite)

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2011

Sem comentários: