A pesquisa, feita por James McCubbin, pesquisador da Universidade de Clemson, EUA, e sua equipa mostrou como pessoas, durante episódios de pressão alta, têm dificuldades de interpretar as expressões faciais de outros indivíduos, especialmente aquelas que representam raiva, medo, felicidade e tristeza. Da mesma forma, essas pessoas também tiveram dificuldade de interpretar textos que descreviam, de forma sutil, as mesmas emoções.
“É como viver num mundo onde as pessoas têm de dizer o que sentem para que possam ser entendidas”, diz McCubbin. “É como quando precisamos colocar um ‘smile’ num e-mail ou mensagem eletrónica para que a outra pessoa entenda o sentimento de forma correcta.”
Alguns dos indivíduos entrevistados tinham o que McCubbin chamou de “vazio emocional”, pois eles não sabiam o que interpretar da expressão facial alheia. “Algumas dessas pessoas, por exemplo, podiam entender que seu chefe estava sendo sarcástico quando, na verdade, estava furioso com algo. Isso pode levar a falhas graves na comunicação, o que se reflecte em mais problemas no trabalho e aumento do stresse.”
Em ambientes sociais complexos, como na actividade profissional, entender correctamente as pistas sobre a emoção alheia como complemento às verbalizações é importante para interagir correctamente.
A ligação entre esse “vazio” e a tensãoalta pode-se tornar um círculo vicioso, em que a hipertensão e o maior risco de doenças coronarianas podem aumentar exponencialmente. Tudo isso pode ser indicativo de que algum transtorno na regulação da emoção, ou seja, possíveis formas de depressão e ansiedade, se estejam desenvolvendo.
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