terça-feira, 29 de novembro de 2011

Câmara de Bragança apela aos munícipes para reduzirem o lixo

lixeira.jpgA Câmara de Bragança gasta cerca de 2 milhões de euros para recolher e tratar as 16 toneladas de resíduos sólidos produzidos no concelho. Para sensibilizar a população a produzir menos lixo, a autarquia enviou um folheto informativo a todos os munícipes. O vice-presidente da Câmara de Bragança, Rui Caseiro, lembra que a factura mensal ronda os 180 mil euros, um valor que também sai do bolso aos munícipes.

“Pretendemos essencialmente sensibilizar os munícipes para a questão dos resíduos. Devemos ter a consciência que o tratamento de resíduos é bastante caro para todos. Se é caro para o município também é caro para os cidadãos. E sendo um processo caro, nós entendemos chamar à tenção junto dos munícipes para esta questão da produção de resíduos e enviámos um folheto muito simples para casa das pessoas”, afirma Rui Caseiro.

Por dia, cada brigantino produz mais de um quilo de lixo. Mesmo assim, Rui Caseiro afirma que Bragança está abaixo da média nacional. No entanto, o autarca dá alguns conselhos às pessoas para reduzirem a qualidade de lixo.

“São valores que estão abaixo da média nacional e europeia. No entanto, nós devemos é preocupar-nos em reduzir esses valores. Sempre que tenhamos atitudes que contribuam para a redução de resíduos. É uma mensagem muito simples que nós transmitimos aos munícipes no sentido de terem um gesto no dia-a-dia que possa contribuir para um mundo melhor, por um lado comprando produtos com menos embalagens, utilizar produtos que podem ser reutilizados, proceder à separação daqueles resíduos que podem ser valorizáveis e dar outra utilização aos resíduos biodegradáveis, que não seja o caixote do lixo”, enumera o autarca.

Em relação à separação de resíduos, Bragança encontra-se abaixo da média nacional e Europeia. Rui Caseiro afirma que tem havido uma evolução desde 2003, mas é preciso valorizar mais os resíduos através da separação.

“A nossa produção por ano está a rondar as 850 toneladas. Tem havido uma evolução ao longo de todos os anos. No entanto, eu penso que este sector pode evoluir mais, porque a média europeia a este nível é superior”, enaltece Rui Caseiro.

A Câmara de Bragança a sensibilizar a população para produzir menos resíduos para reduzir a factura da recolha e tratamento de lixo.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: